Projetos

Combate ao exercício ilegal como bombeiro deve ser incluído em calendário

Proposta de Airto Ferronato está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Audiência Pública para debater sobre o projeto que trata da existência do serviço de Bombeiro Civil em Porto Alegre
    Proposta visa destacar necessidade de formação para exercício da profissão (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Votação da lei dos Bombeiros Civis. Na foto, o vereador Airto Ferronato.
    Vereador Airto Ferronato no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Airto Ferronato (PSB), que inclui o Dia Municipal de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão de Bombeiro Civil nos calendários de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre. Esta data deverá ser celebrada anualmente em 12 de janeiro.

“Já não é de hoje que o exercício ilegal desta atividade se faz presente, principalmente, naquelas exercidas por bombeiros civis. Embora existam semelhanças entre as profissões, atentamos para o fato de que bombeiros civis, voluntários e militares possuem ordenamentos de legislação diferentes, justamente para que cada atividade tenha seu campo de atuação respeitado dentro de sua legislação especifica fazendo, dessa forma, que nenhum ultrapasse a prerrogativa do outro”, salienta o vereador.

“Apesar de regulamentada pela Lei Federal nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, citada também por legislações federais e nas instruções técnicas dos corpos de bombeiros, a profissão de bombeiro civil ainda tem sido praticada por pessoas totalmente despreparadas que visam, tão somente, ao lucro com o exercício ilegal, trabalhando sem a devida capacitação e sem a comprovação documental de suas qualificações, desrespeitando preceitos éticos e manchando o nome dos profissionais sérios e qualificados. Além disso, colocam os dependentes das ações preventivas em risco pela falta de comprovação da atividade exercida”, completa Airto Ferronato.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)