Plenário

Comcet convida Câmara para a 10ª Conferência de Ciência e Tecnologia

Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia- COMCET.
ORADORA: Raquel Mauler (UFRGS)
Raquel informou que evento ocorrerá em junho próximo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), Raquel Santos Mauler, utilizou o tempo de Comparecimento da sessão dessa quarta-feira (5/4) para convidar os vereadores da Capital a participar ativamente da 10ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia (CMTC), que se realiza nos dias 6 e 7 de junho desse ano. A dirigente do órgão, que é formado com a participação de representantes da área técnica, do Estado e da comunidade, ainda ressaltou que no mês de maio, entre os dias 9 e 11, ocorrerá uma pré-conferência, organizada em cinco câmara temáticas, que tratarão dos eixos norteadores da saúde, meio ambiente, tecnologias sociais, cidade inteligente e ambiente de inovação.

Raquel Mauler fez um histórico do trabalho do Comcet e lembrou da parceria que o conselho tem com projetos ligados à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da cidade, seja no âmbito propositivo ou como fiscalizador. Falou ainda dos prêmios recebidos por Porto Alegre, que vem sendo destacada em boas posições como Cidade Inteligente e, ainda, saudou a indicação do professor Roberto Mosqueta para responder pelos projetos de ciência, tecnologia e inovação da prefeitura da Capital. Por fim, ressaltou que no dia 7 de junho, no encerramento da 10ª Conferência, será realizada a 3ª edição do Destaque de Ciência e Tecnologia e Inovação, com premiações nas categorias: Profissionais, Instituições Públicas, Organizações Privadas e também o oferecimento de uma Homenagem Especial.  

O vereador Adeli Sell (PT) utilizou a tribuna e destacou que, quando esteve à frente da Smic, conviveu de perto com os técnicos e especialistas da área, o que lhe permitiu conhecer a qualidade do trabalho que realizam em benefício do desenvolvimento da cidade. Disse que apoiou a criação do InovaPoa, que hoje é um braço da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, e disse estar triste que a crise venha retirando recursos de importantes estruturas, responsáveis pelo incremento da tecnologia e inovação. Disse que no 4º Distrito o foco deveria estar mais direcionado à captação de empresas e negócios da área da saúde. Por fim, pediu que o governo municipal dê atenção especial aos eventos do setor, como o Fórum Internacional de Software Livre, entre outras atividades, que além do debate acadêmico atraem investimentos para Porto Alegre.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)