Plenário

Comenda Porto do Sol é conferida à Federação das Apaes do RS

Homenagem foi entregue na tarde desta segunda-feira durante sessão ordinária da Câmara Municipal.

  • Período de Comunicações em homenagem à Semana da Pessoa com Deficiência e de outorga da Comenda Porto do Sol à Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul. Na foto o presidente da Federação das Apaes do estado do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, convida membros da Apae para a tribuna.
    Tochetto (e) e Gilsinei na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem à Semana da Pessoa com Deficiência e de outorga da Comenda Porto do Sol à Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul.
    Brasil (e), Paulo Brum, Tochetto, Aracy e a vereadora Mônica Leal, que presidiu os trabalhos (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre conferiu, na tarde desta segunda-feira (27/8), a Comenda Porto do Sol à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapaes) do Estado do Rio Grande do Sul. A homenagem foi feita durante o período de comunicações da sessão ordinária, por proposição da Mesa Diretora, e teve a participação de alunos, familiares, professores e dirigentes de Apaes de Porto Alegre, da Região Metropolitana e da Serra. Entre os dias 21 e 28 deste mês é realizada, na Capital, a 21ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

O vereador Paulo Brum (PTB), que falou pela Mesa Diretora, destacou a importância desta semana, pelo fato de promover reflexões sobre a luta das pessoas com deficiência, além de possibilitar que sejam revistas ações já efetivadas bem como conquistas tidas ao longo dos anos. Ele lembrou que a Federação do RS congrega 205 associações que atendem diretamente mais de 15 mil pessoas. “No interior, as Apaes atendem todas as deficiências e, em alguns locais, são a única referência para que essas pessoas busquem seus direitos”, salientou. 

Brum também citou que, em 2018, a Federação recebeu, pela quinta vez, o Prêmio Top Of Mind de Credibilidade em sua área de atuação. “É uma associação de assistência social, defesa e garantia de direitos”, destacou e completou: “Tem o foco no fortalecimento da pessoa com deficiência e luta pela construção de novos direitos e promoção da cidadania com enfrentamento de desigualdades sociais”. O vereador lembrou igualmente que em Porto Alegre, desde 1995, a frota municipal de transporte público conta com veículos adaptados. “Este é um dos trabalhos da Apae, defender direitos”.

Coragem

“Tudo por eles, nada sem eles”, afirmou Afonso Tochetto, presidente da Federação das Apaes do RS ao iniciar seus agradecimentos pela concessão da Comenda Porto do Sol. "Acredito que a causa da Apae personifica, desde seu início, coragem para enfrentar os problemas colocados em nosso caminho”, destacou. “Este momento mostra que nossa luta não é em vão”, disse ainda, em referência à homenagem da Câmara Municipal. Ele lembrou também que as Apaes existem no Brasil há 64 anos: “Sua trajetória tem raízes no sofrimento das famílias com pessoas com deficiência na conquista de direitos para seus filhos”.

O presidente da Federação afirmou ainda que as Apaes se constituem atualmente no maior movimento social do Brasil. Tochetto também chamou à tribuna os alunos Gilsinei Pesamosca da Rosa e Diana Rossi, que saudaram os vereadores e vereadoras, além dos presentes nas galerias do Plenário Otávio Rocha. “Somos pessoas com deficiência, sim, mas incapazes, não”, afirmou Gilsinei. “Peço que cada um aqui lute pelos nossos direitos”, disse ainda. Diana agradeceu professores e servidores das Associações pelo “trabalho inesquecível e maravilhoso" das Apaes. "Ele faz parte de nossas vidas.”

Também acompanharam a homenagem Aracy Ledo, da Federação Nacional das Apaes, e Jorge Brasil, coordenador de Acessibilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:excepcionaisApaeComenda Porto do SolAcessibilidadePessoas com DeficiênciaFederação das Apaes do RS