Projetos

Comenda Porto do Sol é proposta ao CPC da Brigada Militar

Vereadores eleitos são diplomados pelo TRE. Na foto: vereadora eleita Comandante Nádia.
Vereadora Comandante Nádia (PMDB) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que concede a Comenda Porto do Sol ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar do RS. A homenagem é proposta pela vereadora Comandante Nádia (PMDB). "Ao CPC cumpre papel fundamental na segurança pública da nossa cidade, tendo por missão proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública", destaca a vereadora.

História

O CPC foi criado em agosto de 1974 e instalado em setembro do mesmo ano, na época, com a missão de responsabilidade pelo planejamento, pela supervisão e pela execução das missões constitucionais da Brigada Militar na área metropolitana de Porto Alegre. Foi instalado em decorrência de um fato criminal que vitimara um taxista na ocorrência de um roubo, o que determinou a primeira atuação do CPC na coordenação da ação de polícia ostensiva em operações de barreiras e fiscalização a veículos de aluguel e particulares. Atualmente, o CPC está localizado na Avenida Aparício Borges, 2351, Bairro Partenon, Porto Alegre, e é composto por oito Unidades Operacionais Subordinadas: 1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM, 21º BPM, 4º RPMON E 1º BOE. 

Comenda

A Comenda Porto do Sol foi criada pela Resolução nº 2.083, de 7 de novembro de 2007. É conferida a pessoas físicas ou jurídicas que, por sua atuação pública em áreas do conhecimento humano como educação, comunicação, economia, saúde, esportes, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos, tenham contribuído para o enriquecimento de Porto Alegre.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)