Comissão

Cosmam monta estratégia para viabilizar HPS Zona Sul

Comissão busca solução para falta deum HPS na Zona Sul da cidade Foto: Elson Sempé Pedroso
Comissão busca solução para falta deum HPS na Zona Sul da cidade Foto: Elson Sempé Pedroso

Os diretores do Hospital Parque Belém deverão comparecer, nos próximos dias, ao plenário da Câmara Municipal para expor aos vereadores o projeto que transforma a instituição em Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Zona Sul. Após o comparecimento, seria realizada uma audiência pública para tratar do assunto e, no segundo semestre, seria apresentada emenda ao Orçamento 2007 com recursos para a implementação do HPS. A estratégia foi proposta, nesta terça-feira (20/6), pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal e aceita pelos dirigentes do Parque Belém, durante reunião da Cosmam que discutiu encaminhamentos para viabilizar a criação do Pronto Socorro da Zona Sul.

A proposta do vereador Aldacir Oliboni (PT), acatada pela Cosmam, inclui ainda uma futura reunião da diretoria do Parque Belém e dos vereadores com o prefeito José Fogaça. De acordo com o presidente da Cosmam, vereador João Carlos Nedel (PP), a reunião constituiu-se em “mais um passo para atender a uma antiga reivindicação dos moradores daquela região”. Segundo Nedel, é importante considerar a infra-estrutura já disponível no Parque Belém para a implementação do novo HPS.

Para o diretor-geral do Parque Belém, José Accioly Fossari, o HPS da Zona Sul é uma necessidade, pois atenderia uma população calculada em cerca de 350 mil pessoas. Ele destacou, no entanto, que o HPS só se tornaria viável com aporte de recursos públicos. Conforme os cálculos apresentados, seriam necessários recursos da ordem de R$ 300 mil mensais para o custeio do novo HPS, destinados prioritariamente à contratação de pessoal e pagamento de salários. “Não podemos implementar o Pronto Socorro sem que o custeio esteja garantido.”

O presidente da entidade mantenedora Sanatório Belém, José Bonifácio Glass, destacou a ótima infra-estrutura que o Parque Belém já possui e a localização geográfica estratégica para funcionar como Pronto Socorro da Zona Sul. Segundo ele, a instituição, atualmente, funciona como hospital geral e tem uma ala reformada e adequada para funcionar como HPS.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Saiba mais sobre o assunto em
Cosmam buscará recursos para HPS da Zona Sul