Cedecondh

Comissão debate impacto de projeto sobre Largo Zumbi

Comunidade negra marcou presença Foto: Juliana Freitas
Comunidade negra marcou presença Foto: Juliana Freitas

Representantes das 28 entidades que compõem o Conselho Gestor do Largo Zumbi dos Palmares compareceram à reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada na tarde desta terça-feira (20/3) no Plenário Ana Terra. O encontro foi solicitado pelo Conselho, descontente com a possibilidade de diminuição de espaço no Largo após a execução do projeto Portais da Cidade. Também compareceram à reunião autoridades municipais e estaduais, além dos vereadores da comissão.

A ialorixá Vera Soares, representante do Conselho Gestor do Largo Zumbi dos Palmares, expôs a apreensão da comunidade negra com a construção de um dos portais na Cidade Baixa. Lembrou que o Largo é um local de manifestação e reafirmação da cultura afro, tendo seu entorno abrigado, no passado, grandes terreiros religiosos. Vera fez um apelo à prefeitura para que reveja o projeto, preservando o Largo.

O secretário municipal de Gestão, Clóvis Magalhães, admitiu que o Largo não ficará como está após a construção de um dos três terminais de ônibus previstos no Projeto Portais da Cidade. Garantiu, porém, que a proposta é passível de adequação, de forma a manter o Largo como espaço de preservação da cultura negra. Segundo ele, o projeto da prefeitura melhoraria a infra-estrutura para as manifestações, pois há a possibilidade de construção de um memorial no local, hoje utilizado como estacionamento.

Autor da lei municipal que criou o Largo Zumbi dos Palmares, o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB) disse que, da forma como foi apresentado, o Projeto Portais da Cidade parece ser um grande centro comercial. “Não vejo como compatibilizar a proposta com o Largo, que perderia espaço”, afirmou. 

A secretária municipal de Turismo, Ângela Baldino, afirmou que apóia a idéia citada por Clóvis Magalhães de construir um memorial da raça negra no Largo Zumbi dos Palmares. Ela informou que a estrutura poderia ser integrada ao projeto turístico Os Caminhos do Povo Negro, que a secretaria pretende desenvolver. O roteiro deverá incluir espaços significativos da contribuição negra para a cidade, como o Largo, o Mercado Público e a Redenção.

Éderson Almeida da Silva, que participou da sessão como representante da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança, disse que vê com “bons olhos” a tentativa do poder público de resolver graves problemas que afligem Porto Alegre, em especial o Centro. “Alguma alternativa terá de ser adotada, pois a tendência é a situação se agravar”, declarou, referindo-se ao Projeto Portais da Cidade.

O presidente da Cedecondh, vereador Carlos Comasetto (PT), lembrou que o debate desta terça-feira faz parte de programação organizada pela comissão para marcar o Dia Mundial pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de Março). Também participaram da sessão os vereadores João Carlos Nedel (PP), vice-presidente, Alceu Brasinha (PTB), Dr. Goulart (PTB) e Margarete  Moraes (PT).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)