Presidência

Comitê apresenta proposta do Museu das Águas à Sofia

Águas: Zorávia (e), Ângela e Grassi estiveram hoje com Sofia (d) Foto: Mariana Fontoura
Águas: Zorávia (e), Ângela e Grassi estiveram hoje com Sofia (d) Foto: Mariana Fontoura

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), recebeu nesta segunda-feira (17/1) representantes do Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba. Zorávia Bettiol, Luiz Antonio Grassi e Angela Tavares apresentaram a proposta de criação do Museu das Águas de Porto Alegre.

Conforme explicaram, o Museu das Águas pode contribuir para a concretização dos objetivos da gestão da águas, tornando-se um importante instrumento de educação e conscientização. A proposta apresenta três eixos – Educativo, Histórico e Artístico – que devem ser interligados e integrados.

Segundo os representantes do Comitê o Museu, além de sua importância para a conscientização da problemática da água, pode ser o símbolo concreto do que a orla do Guaíba significa para a população gaúcha. “O Museu das Águas pode ser um ícone da relação da cidade com o Guaíba”, destacaram.

A ideia do Museu da Águas surgiu em 2001 e constitui-se em um grupo de diversas entidades que defendem a necessidade de um planejamento urbanístico da orla do Guaíba que respeite a proteção ambiental da região. Sofia deverá marcar reunião com o secretário estadual de Governo, Estilac Xavier, além de uma visita aos locais sugeridos na orla pelo Comitê, para avaliar a proposta.

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Gabinete da vereadora Sofia Cavedon