Plenário

Compositor das Missões pode ganhar Diploma Honra ao Mérito na Capital

Movimentação de plenário. Na foto, o vereador João Carlos Nedel.
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP) que concede o Diploma Honra ao Mérito ao compositor Amauri Beltrão de Castro. Ele nasceu no dia 18 de julho de 1942, em São Luiz Gonzaga, região das Missões do Rio Grande do Sul.

Amauri é autor de, aproximadamente, 150 canções. Sua obra foi gravada em uma coleção de sete álbuns, intitulada Amauri Beltrão de Castro S/Obra e S/Intérpretes, além de um álbum homônimo como autor e intérprete. Participou, como compositor, de diversos festivais, tendo sido premiado em alguns deles. Também esteve presente, várias vezes, na Mostra de Arte Missioneira, em São Luiz Gonzaga e na Argentina.

No ano de 2000, Amauri Beltrão de Castro foi agraciado com o título de Personalidade do Século de São Luiz Gonzaga, e recebeu uma menção honrosa da Câmara de Vereadores de Osório pela composição do hino de Atlântida Sul. Recentemente, foi novamente homenageado pela comunidade das Missões com o Troféu Sepé Tiaraju, pelo conjunto de sua obra em defesa das raízes missioneiras, reconhecida pela Associação dos Músicos Missioneiros, com o apoio da Casa do Poeta e dos Editores de São Luiz Gonzaga. “A filosofia da minha inspiração musical é a de resgatar a história de vida de personagens populares da minha terra, com cunho social, e também a de cantar a música missioneira com atenção aos seus valores históricos e geográficos”, diz Amauri.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)