Comunicações Temáticas

Manutenção da Secretaria de Esportes é defendida em plenário

Representantes de parques municipais e defensores da secretaria foram recebidos na Câmara

  • Comunicaçoes Temática sobre a importância do esporte, lazer e recreaçao para a qualidade de vida da população.
    Convidados falaram sobre importância de práticas esportivas e pediram manutenção da SME (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Comunicaçoes Temática sobre a importância do esporte, lazer e recreaçao para a qualidade de vida da população.
    Período de Comunicações Temáticas é realizado nas quintas-feiras no Legislativo municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária desta quinta-feira (25/5), na Câmara Municipal de Porto Alegre, teve como assunto a importância do esporte, do lazer e da recreação para a qualidade de vida da população. Também foi defendida na oportunidade a manutenção da Secretaria Municipal de Esportes (SME). Foram convidados a participar da sessão plenária representantes dos parques municipais Ararigbóia e Alim Pedro, do Conselho Regional de Educação Física e da graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Primeiro a se manifestar, o professor da Escola Superior de Educação Física e Dança da Ufrgs Mauro Myskim apresentou aos vereadores a ideia do esporte e do lazer como direitos sociais, destacando que a prática de atividades físicas colabora na diminuição das desigualdades sociais. “Não se trata de assistencialismo, mas de um elemento de proteção social”, afirmou. O professor garantiu ainda que a promoção de eventos esportivos se impõe como forma de ocupação dos espaços públicos e defendeu a manutenção da SME como pasta única. “É preciso uma secretaria específica para conversar com os diferentes esportes e entender suas culturas organizacionais para implementar uma política pública de resultados”, completou.

Representando os usuários do Parque Ararigbóia, José Albino Maciel falou sobre o histórico de conquistas para o equipamento através do Orçamento Participativo. “A partir disso, toda a comunidade entendeu a proposta do parque e colabora com sua manutenção”, expôs. Maciel também ressaltou a importância da atuação em parceria da população com a SME no local. “O Ararigbóia é um lugar de transmissão de valores às pessoas, de acolhimento e de exercício da cidadania”, argumentou. Para ele, a mudança no status politico da SME representa um retrocesso. “Temos medo de perder as nossas conquistas”, resumiu.

Saúde e bem estar

“Não somos filiados a partidos políticos, mas defendemos nossas comunidades”, declarou a representante dos usuários do Parque Alim Pedro, Nelsi Girardi. Para ela, a extinção da SME não se justifica: “É uma secretaria que tem custo de apenas 0,37% do orçamento e gera saúde e bem estar”. Nelsi pediu que os vereadores da Capital “tomem consciência” e os convidou a conhecer os parques municipais. “Em sua campanha, o prefeito municipal garantiu que aquilo que estava funcionando iria ser mantido, por isso peço aos senhores que defendam a SME”, finalizou.

Na mesma linha, a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Carmem Masson, assegurou que a extinção da SME gerará prejuízo à prefeitura. “A pasta funciona com um orçamento mínimo, sendo viabilizada através de parcerias com entidades privadas, e, para isso, precisa de autonomia como secretaria”, explicou. Carmem também apelou aos vereadores para que a estrutura da secretaria de Esportes seja mantida. “Extinguir a SME significa perder dinheiro, alcance e visibilidade”, afirmou.

Manifestações 

Vereadores e vereadoras assim falaram sobre a atuação dos trabalhos desenvolvidos pela SME.

APOIO -  Sofia cavedon (PT) defendeu a permanência das atividades esportivas da instituição. "As falas aqui foram muito significativas e faz a gente pensar nas consequências da possível extinção da secretaria de esportes", disse. Para a vereadora, essas consequências podem ser graves, já que não houve estudo sobre o assunto. De acordo com Sofia, a SME tem um patrimônio material, construído com o esforço de gestores e das comunidades e também o patrimônio humano de conhecimento, capacidade, autonomia e liberdade física. (MF)

INCENTIVO - Adeli Sell (PT) destacou a importância do debate que se tem pela frente. "Nós podemos fazer a diferença nas pessoas, nas praças e também dialogar com escolas para fazer ocupação de espaços públicos", sugeriu. O vereador também ressaltou um dado que aponta que hoje 15% dos cidadãos porto-alegrenses são idosos, "uma população que precisa de serviços fornecidos pela secretaria", conforme salientou. "A cidade é do povo, é das pessoas, do bem-estar", disse. (MF)

ESPORTE - Também em defesa da permanência da SME, Tarciso Flecha Negra (PSD) falou sobre a importância do esporte na vida das pessoas. "O esporte nos dá companheirismo, educação, respeito e o principal: saúde", afirmou. Para Tarciso o esporte é uma luta importante assim como segurança e educação, valores que, de acordo com ele, o país precisa. (MF)

APOIO II - João Bosco (PDT) explicou que a SME já passou de supervisão para departamento, e só depois virou secretaria. "O trabalho é tão grandioso que não cabe em um departamento", justificou. Diante da situação de incerteza da SME, o vereador falou a respeito da importância da atividade esportiva. "A SME hoje é um grande clube de convivência". João Bosco ainda conta com a compreensão dos demais vereadores da Casa para que se perceba o valor dos projetos desenvolvidos pela pasta de esportes. (MF)

SUCATEAMENTO - Cassiá Carpes (PP) lembrou que, como deputado estadual criou uma Comissão Especial para a Prática Desportiva em Escolas Públicas, e visitou colégios de 23 cidades gaúchas. “Em 2009 o Estado já estava falhando em relação ao incentivo ao esporte, pois faltavam estrutura e materiais esportivos." Cassiá afirmou que, tanto para ele quanto para os colegas João Bosco e Tarciso, o esporte é importante porque os ensinou tudo o que sabem sobre a vida. “A vida nos ensinou que o esporte é fundamental em todos os sentidos que foram retratados aqui”, finalizou. (CM)

IDOSOS - Aldacir Oliboni (PT) defendeu o incentivo à prática de atividade física para os idosos, que representam cerca de 17,7% dos porto-alegrenses.  Ao citar visita do prefeito Nelson Marchezan Jr. a projetos esportivos e de lazer no bairro Intercap, o vereador defendeu não serem necessários mocinhos: "Precisamos de gestores públicos que possam permitir que os projetos continuem”. Para Oliboni, a extinção da SME não passará pela Câmara. Oliboni também lembrou que neste dia 25 comemora-se o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. (CM)

INCENTIVO II - Roberto Robaina (PSOL) parabenizou a presença do público que lotou as galerias do Plenário Otávio Rocha e afirmou ser a reunião desta quinta-feira "uma das mais produtivas da Câmara de Vereadores neste ano”. Conforme o vereador, “esse debate pode produzir resultado para população de Porto Alegre, garantindo que a SME não seja fechada”. Robaina salientou ainda ser preciso ter bom senso: "o Estado precisa oferecer políticas de lazer e esporte para melhorar a qualidade de vida dos idosos, dar novas perspectivas de futuro para a juventude e promover um sentido de pertencimento às comunidades". (CM)

MOBILIZAÇÃO -  “Quero cumprimentar o público por essa bela mobilização que acontece na sessão de hoje” comentou a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL). “Aprendemos muito com vocês na concepção das políticas do esporte e na defesa da saúde pública”. Ela mencionou os inúmeros discursos em prol do esporte, contrariando que “se fala muito sobre as políticas de esporte, mas se faz pouco”. A vereadora ainda afirmou ser falso o argumento de que o fechamento da SME viria a melhorar as finanças da Prefeitura: "há outras formas de cortar os gastos sem fechar a Secretaria". (CM)

APOIO III- Thiago Duarte (DEM) defendeu a Câmara Municipal como o palco de legitimidade maior dos debates políticos de Porto Alegre. Para ele, o prefeito representa a maioria dos votos válidos dos eleitores da cidade, mas o Legislativo representa o debate da totalidade dos munícipes. Segundo ele, o debate sobre a SME não é entre oposição e situação, mas entre os defensores das práticas desportivas como investimentos em meios para diminuir gastos com remédios e tratamento médico contra a drogadição. “Pelo viés da saúde estaremos juntos na continuidade da SME”, finalizou. (FC)

APOIO IV - Airto Ferronato (PSB) afirmou que a grande maioria da população da cidade, por meio de lideranças comunitárias, já manifestaram apoio à manutenção da SME. Ferronato lembrou que emenda mantendo esta secretaria, em projeto de reforma administrativa do Executivo, é de sua autoria, assim como a que mantém a Secretaria do Municipal do Meio Ambiente (SMAM). O vereador assinalou ainda que a prática desportiva "é uma maneira de confraternização em diversas regiões da cidade". (FC)

APOIO V - Para a vereadora Comandante Nádia (PMDB) a pauta da SME vai além do debate partidário da Casa: "é na prática esportiva que se congregam as raças, as religiões, se desenvolvem técnicas, hierarquia, disciplina e o conviver com as frustrações". A vereadora afirmou que "o esporte estimula o foco, a resiliência e se tira os jovens da vulnerabilidade". A prática esportiva, conforme Nádia, tem de ocorrer dentro dos parques. A vereadora garantiu ainda que, se depender da bancada do seu partido, o PMDB, a estrutura será mantida. (FC)

APOIO VI - Márcio Bins Ely (PDT) salientou se somar aos favoráveis à continuidade da SME como secretaria e também ser contrário à retirada das estruturas físicas e de recursos humanos, principalmente os professores de educação física, dos parques. O vereador citou Nelson Mandela: “O esporte tem o poder de mudar o mundo e unir os povos e fala aos jovens na linguagem que eles entendem, traz esperança onde só existe desespero. É  mais poderoso que governos para romper as barreiras sociais”. (FC)

FAVORÁVEL - Idenir Cecchim (PMDB), ao salientar que a bancada do PMDB irá votar favorável à manutenção da Secretaria de Esportes, disse que o prefeito de Porto Alegre  "já pode pensar em um nome para assumir como secretário Municipal de Esportes". Ele ressaltou a  importância da prática de esportes e a necessidade da manutenção das canchas de bochas, futebol e espaços afins "como forma de promoção da saúde e convivência social". Conforme o vereador "o  esporte é um benefício que faz bem à vida, em todas as idades". (AS)

UNIÃO - Rodrigo Maroni (PR), citando o exemplo do seu avô que, com mais de 80 anos, pratica esporte, destacou ter feito um pedido de providências para melhorias ao Centro Comunitário Primeiro de Maio (CEPRIMA). Ele lembrou que o espaço atende muitas pessoas que não possuem alternativas para prática de esportes ou atividades físicas. Ele destacou, ainda, a importância do esporte na redução da criminalidade e pediu união de forças, "também, em defesa da luta em prol da causa animal", ao se referir à extinção da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). (AS)

APROVAÇÃO -
Marcelo Sgarbossa (PT) lembrou que "quando os vereadores votaram a chamada reforma administrativa encaminhada pela Prefeitura, as linha propostas eram de adequações e não extinções". Em defesa da manutenção da SME, o vereador ressaltou sua vivência no esporte, como ciclista, e destacou os benefícios da prática de esportes à saúde, "como por exemplo às questões de obesidade infantil". Ele observou ainda a importância das competições ou disputas no esporte e saudou as manifestações no plenário festejando "a forte possibilidade de aprovação da proposta de manutenção da Secretaria de Esportes". (AS)

CIDADANIA - Alex Fraga (PSOL) salientou que o esporte promove práticas de cidadania ao ressaltar sua importância na vida de todos. O vereador criticou desperdícios nas administrações públicas e defendeu mais investimentos nesta pasta, para promoção da saúde e cidadania. Ao criticar  "as más práticas, em todas as esferas governamentais", lamentou que as políticas públicas "estão sendo dilaceradas no Município", ao se referir às questões que envolvem educação, esporte e políticas públicas em prol dos animais, e relatou fatos que considera fundamentais para prevenção de doenças e promoção da saúde. (AS)


Textos: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
            Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
           Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
          Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
          Angélica Sperinde (reg.prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)