Tribuna Popular

Conselho pede o cumprimento do Estatuto do Idoso

Marli expôs dificuldades dos idosos Foto: Pedro Revillion
Marli expôs dificuldades dos idosos Foto: Pedro Revillion

A presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Marli Terezinha Zucotti Büttner, ocupou a Tribuna Popular da sessão desta quinta-feira (6/3) da Câmara Municipal de Porto Alegre para pedir o cumprimento do Estatuto do Idoso. Segundo ela, a Capital tem mais de 200 mil idosos, mas as políticas públicas para essa população não funcionam, principalmente nas áreas de saúde, transporte e segurança.

Entre as reivindicações apresentadas pelo Conselho, estão a criação de um espaço de acolhimento para idosos vítimas de agressão, aos moldes dos já existentes para mulheres, crianças e adolescentes. “No ano passado, recebemos mais de 100 denúncias de abandono e maus-tratos”, contou. “O idoso faz a denúncia na delegacia, mas, como não tem para onde ir, acaba voltando para o local onde é agredido, para esperar uma solução que é sempre demorada.”

Marli também convidou os vereadores a participarem da próxima Conferência Municipal do Idoso, marcada para  dia 6 de maio no Centro de Eventos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. No encontro, será avaliada a implantação da rede de atendimento ao idoso, que, conforme Marli, ainda é bastante deficiente. “Gostaríamos de contar com o apoio dos senhores”, afirmou.

Em nome de suas bancadas, saudaram a presidenta do Conselho Municipal do Idoso os vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), Haroldo de Souza (PMDB), Neuza Canabarro (PDT), Margarete Moraes (PT), José Ismael Heinen (Dem) e João Carlos Nedel (PP).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)