Comissões

Convidados não comparecem à CPI do Acampamento Farroupilha

Mônica desistiu da relatoria da CPI Foto: Leonardo Contursi
Mônica desistiu da relatoria da CPI Foto: Leonardo Contursi (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
Não houve quórum para a instalação de mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura irregularidades no Acampamento Farroupilha em Porto Alegre. A reunião marcada para as 9 horas da manhã desta quinta-feira (19/11) deveria receber a presença do ex-secretário Municipal de Cultura Sergius Gonzaga e do ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Erival Bertolini. Sergius, em comunicado por escrito, justificou sua ausência por ter assumido compromisso fora de Porto Alegre. Já Erival não retornou à convocação.

O presidente da CPI, vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), lamentou as dificuldades dizendo que já procurou o Ministério Público para relatar “as constantes ausências dos convidados”. Temos um prazo para a CPI e “é preciso que o MP saiba o que vem ocorrendo”, acrescentou Bernardino.

A vereadora Mônica Leal (PP) pediu seu afastamento da relatoria da CPI, alegando que seu advogado se afastou do gabinete por questões particulares. “E eu, como jornalista, não me sinto em condições de analisar juridicamente o caso”, disse Mônica.

O vereador Idenir Cecchim (PMDB) disse que não é de estranhar o não comparecimento de integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho na CPI. “Está havendo ajuste dentro do MTG em relação ao estacionamento do acampamento”, disse Cecchim, o que justificou como sendo uma “vergonha por não terem prestado conta”.

Também estiveram presentes no Plenário Otávio Rocha os vereadores Cassio Trogildo (PTB) e Professor Alex Fraga (PSOL).

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)