Sessão solene

Cooperativa Sicredi recebe Comenda Porto do Sol

  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Cooperativa Sicredi União Metropolitana
    Ronaldo Sielichow recebe o diploma entregue por Bins Ely (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Cooperativa Sicredi União Metropolitana
    Ronaldo Sielichow falou sobre a expansão da Sicredi (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal concedeu, na noite desta terça-feira (19/12), a Comenda Porto do Sol à Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS. De acordo com o vereador Márcio Bins Ely (PDT), proponente da homenagem, a Câmara reconhece a significativa relevância da instituição financeira para o município de Porto Alegre, em especial no ano de 2017, quando a instituição comemora 50 anos de existência. 

Presidindo a sessão, o vereador João Carlos Nedel (PP) abriu a solenidade dizendo que a iniciativa visava reconhecer a entidade que mantém uma postura aliada aos valores econômicos, sociais e de grande importância para o Rio Grande do Sul. “A Sicredi, que é conhecida de todos, sempre buscou soluções financeiras, e esta Casa reconhece seu papel tão relevante na nossa sociedade.”

Márcio Bis Ely destacou acreditar no cooperativismo como fator social e econômico. E disse também ser autor da lei que instituiu uma política pública de cooperativismo. “Buscamos transformar a realidade das instituições. Quero fazer um destaque à nossa Frente Parlamentar, a Frecoop, e dizer que tivemos uma experiência muito positiva com a reestruturação das cooperativas. Temos cooperativas nas áreas da saúde, trabalho e tantas outras que são exemplos para a nossa região. À Sicredi e aos colaboradores, parabéns, sucesso e vida longa!

Vereadores

O vereador Valter Nagelstein (PMDB) ressaltou que a Sicredi representa o sistema cooperativo. Também falou da grande dinamização da economia como sendo uma forma de renda. “Precisamos ressaltar exemplos virtuosos, e a Sicredi é o que há de melhor no cooperativismo para alavancar a economia.”

Homenageado

O presidente da Cooperativa Sicredi União Metropolitana, Ronaldo Sielichow, disse estar muito alegre pela homenagem e lembrou que o projeto de expansão da Sicredi tem como objetivo consolidar a imagem do sistema Sicredi na capital gaúcha e ampliar a sinergia entre o interior do Estado e a região metropolitana, bem como consolidar as cooperativas existentes e aumentar os ganhos de escala devido ao aumento relevante do Produto Interno Bruto (PIB) da região. 

“Agradeço ao Legislativo municipal e contamos com o apoio de todas as cooperativas filiadas à Sicredi RS e à Sicredi SC. O projeto de expansão da Sicredi na Região Metropolitana de Porto Alegre foi encaminhado para apreciação dos conselhos de administração das cooperativas envolvidas e, posteriormente, aprovado durante a assembleia geral extraordinária da Central Sicredi RS, no dia 19 de setembro de 2006. Temos muitos parceiros, e o foco é na união de pessoas. Por isso, focamos no associado, agregando renda e trazendo o desenvolvimento à nossa sociedade. E isso nos faz diferentes de todas as entidades, com 116 anos de muito cooperativismo.”

Também prestigiaram o evento o secretário estadual adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Orsi, o presidente do Sistema Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn,  o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Paulo Kruse, e os vereadores João Carlos Nedel (PP), Adeli Sell (PT), Dr. Goulart (PTB) e  Cláudio Janta (SD).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)