Comissões

Cosmam apresenta demandas ao secretário municipal de Saúde

Reunião dos integrantes da COSMAM com o Secretário da Saúde de Porto Alegre. Na foto, em destaque, o secretário da Saúde, Erno Harzheim (Camisa Branca), e o vereador André Carus (Camisa Verde).
Vereadores pediram UPA no Partenon e postos abertos até as 22h (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

Na manha desta sexta-feira (10/2), os vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da  Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam) estiveram na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para apresentar ao secretário Erno Harzheim pautas e reivindicações definidas na primeira reunião ordinária da comissão.

A permissão de uso de área municipal para instalação de uma nova Unidade de Saúde, através de projeto em parceria com o grupo Hospitalar Conceição no bairro Costa e Silva e a construção da UPA Partenon foram as principais pautas da reunião. Também pediram a abertura do Posto de Saúde Belém Novo até as 22 horas, para atendimento das comunidades dos bairros Lami e Ponta Grossa. 

O presidente da  Cosmam, vereador André Carús (PMDB), acompanhado dos vereadores Moisés Maluco do Bem (PSDB), José Freitas (PRB), Aldacir Oliboni (PTB) e Mauro Pinheiro (Rede), disse que o propósito da comissão é apresentar subsídios e promover um trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde para promover ações positivas de retorno às demandas da população. Carús esclareceu sobre a necessidade de ampliação do atendimento à saúde da população da região Leste.

O presidente da  Cosmam também convidou o secretário e equipe para reunião pública que será realizada pela Cosmam no dia 14 de março, às 19h, na Igreja São Jorge, para esclarecimento sobre o projeto da UPA Partenon. O vereador  Oliboni relatou os trâmites que envolvem a construção da UPA Partenon, ao lembrar que "esse movimento é antigo e envolve os governos estadual e municipal e o Hospital de Clínicas",  ressaltando a necessidades de ampliação do atendimento aos moradores do Campo da Tuca, Murialdo e arredores. 

Erno Harzheim reiterou a sua disponibilidade e intenção de trabalhar ininterruptamente na busca de soluções ao atendimento e melhorias nos processos que envolvem a saúde. Apresentou o secretário adjunto da Saúde, Pablo de Lannoy Sturmer, que acompanhou o encontro, afirmando a importância da parceria entre Legislativo e Executivo. Disse que vai estudar o processo que envolve a UPA Partenon e as demais demandas apresentadas mas observou que há necessidade de priorização e de adequações aos casos de atendimentos nas emergências, no  aparelhamento e na falta de leitos nos hospitais.

O secretário ressaltou que "deve-se ter ações estratégicas e não paliativas", destacando que a postura de trabalho estabelecida na SMS é fazer o possível para levar o melhor atendimento à população de Porto Alegre e "resolver as questões, a partir do mapeamento e alternativas cabíveis a cada região ou comunidade, através da reestruturação dos Postos de Saúde, Programa de Saúde da Família e outras iniciativas, independente da espera ou tempo de construção de uma UPA". Para finalizar, Erno Harzheim observou que vai cumprir a promessa de campanha do prefeito Nelson Marchezan Jr. com o estabelecimento de uma unidade operando até as 22 horas, em cada gerência distrital, e que vai buscar o atendimento necessário à população da região Leste antes da construção de uma UPA.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)