Comissões

Cosmam constata falta de recursos humanos no Presidente Vargas

Cosmam finalizou inspeção a unidades hospitalares e enviará relatório à Secretaria da Saúde.

  • Visita ao Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Na foto os vereadores, Dr. Thiago, Fernanda Melchionna e André Carus e a diretora do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Adriani Galão.
    Thiago (e), Fernanda e Carús foram recebidos por Adriani Galão (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Visita ao Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Na foto, os vereadores André Carús e Dr. Thiago.
    Concursados pedem nomeação de novos servidores para a Saúde (Foto: Candace Bauer/CMPA)

Os vereadores André Carús (PMDB) e Dr. Thiago Duarte (DEM) e a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) visitaram, na manhã desta sexta-feira, o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMVIP). Administrada pela Secretaria Municipal da Saúde, a instituição foi a última unidade hospitalar do município programada para ser vistoriada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, presidida por Carús, neste semestre.

Os parlamentares foram recebidos pela diretora do hospital, Adriani de Oliveira Galão. De acordo com ela, a gestão tem sido feita com criatividade e poucos recursos. “Buscamos ao máximo otimizar o que temos, e acabamos por ter de gerenciar o ‘caos’”, afirmou. A diretora também disse aos vereadores que a unidade sofre com um déficit de recursos humanos. “Hoje precisamos de cerca de 60 ou 70 profissionais, especialmente enfermeiros e técnicos de enfermagem”, sublinhou. Durante a visita, os vereadores conheceram diversos setores da instituição e conversaram com os profissionais que atuam no Presidente Vargas. Eles constataram que muitos leitos deixam de ser disponibilizados por falta de profissionais no quadro.

A inspeção foi acompanhada pela diretora do hospital e por representantes da comissão dos técnicos e enfermeiros aprovados em concurso público do município. Representante dos aprovados em concurso, o técnico de enfermagem Marco Antonio Brignon expôs que a secretaria já havia sinalizado o início do chamamento de profissionais, mas que o processo ainda não foi iniciado. “As UTIs estão lotadas o ano todo, e a nomeação de novos técnicos e enfermeiros é fundamental para que os serviços sejam bem prestados”, salientou.

Relatório

Ao final da visita, o presidente da Cosmam, vereador André Carús, afirmou que o Executivo precisa dar respostas às demandas do hospital. Ele garantiu que as reivindicações serão enviadas à Secretaria de Saúde. “Hoje completamos nossa série de visitas aos hospitais e pronto-atendimentos geridos pelo município e vamos encaminhar um relatório com as providências que devem ser tomadas pela Secretaria”, declarou.

Por sua vez, Fernanda Melchionna destacou o empenho dos trabalhadores da instituição e sua importância à população, criticando o “sucateamento” promovido pelos governos. A vereadora também condenou a possibilidade de privatização do HMIPV. “O governo tem falado na privatização, mas esse serviço é fundamental para a população, e o espaço deve seguir público”, defendeu.

Na mesma linha, Dr. Thiago, que atua como médico no Presidente Vargas, rechaçou a hipótese, garantindo que ela não resolveria os problemas do hospital. Ele lamentou a falta de profissionais em diversos setores e disse que o governo municipal precisa ser cobrado para a nomeação de novos técnicos e enfermeiros. “Vamos tentar, junto à comissão, sensibilizar o núcleo do governo para que ele estabeleça o Presidente Vargas como prioridade”, ressaltou.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)