Comissões

Cosmam constata falta de segurança na UPA Bom Jesus

Vereadores prometeram reivindicar soluções imediatas ao Executivo Municipal

  • Visita ao Pronto Atendimento Bom Jesus para tratar das questões operacionais do posto de saúde.
    Carús, Moisés e Oliboni ouviram os relatos dos funcionários (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Visita ao Pronto Atendimento Bom Jesus para tratar das questões operacionais do posto de saúde. Na foto: o enfermeiro Roibison Portela Monteiro.
    Monteiro mostrou projétéis que atingiram o posto (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve, nesta quarta-feira (22/3) pela manhã, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Jesus. Os vereadores André Carús (PMDB), Aldacir Oliboni (PT) e Moisés Maluco do Bem (PSDB) constataram que a violência é a principal dificuldade enfrentada no local pelos servidores e usuários.

Segundo o coordenador-geral da UPA, Roibison Portela Monteiro, neste ano dois incidentes agravaram a situação de insegurança. O primeiro episódio foi o tiroteio ocorrido no feriado de Carnaval entre facções rivais, com diversos disparos de arma de fogo que atingiram a unidade em pleno horário de atendimento, assustando as pessoas. O segundo caso foi de uma pessoa executada em frente à UPA. “Fizemos uma paralisação dos serviços por 30 horas e posteriormente um pedido à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a permanência da Guarda Municipal 24 horas no local com o apoio da Brigada Militar, porém só tivemos a permanência durante o Carnaval. Atualmente a Guarda só realiza a segurança fixa no turno da noite e, durante o dia, o patrulhamento no entorno”, lamentou.

Além da insegurança, conforme o gestor da UPA, ainda faltam recursos humanos para atender a população e para a adequação da estrutura. “A unidade possui cerca de 300 funcionários, entre efetivos e terceirizados, porém enfrenta um quadro insuficiente, tendo em vista os casos de aposentadoria e falta de reposição”, relatou. Há 20 pediatras e 35 clínicos gerais no setor de urgência, que possui um sistema de atendimento conforme a classificação de risco para acolher 300 pessoas durante 24 horas. O Pronto Atendimento ainda conta com uma Unidade Básica de Saúde, que funciona das 7 às 19 horas, com atendimento clínico, pediátrico, ginecológico, odontológico, serviço social, curativos, vacinas e distribuição de medicamentos. 

Também participou do encontro o representante da Coordenação Municipal de Urgência, Márcio da Silveira Rodrigues. Ele garantiu que o Executivo já está tomando providências para garantir a segurança no local. “Já fizemos um levantamento com nosso engenheiro técnico para a colocação de uma tela de proteção em frente à unidade e para aumentar o número de câmeras”, informou.

Encaminhamentos

O presidente da Cosmam, André Carús, juntamente com vereadores da comissão, pediu um levantamento por escrito das principais demandas da UPA Bom Jesus, principalmente sobre as questões de segurança. O vereador prometeu encaminhar ao Executivo um relatório detalhado de todas as unidades de saúde visitadas para reivindicar soluções imediatas e o melhor atendimento da população. Na semana passada, a comissão esteve na Vila Cruzeiro.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)