Comissões

Cosmam debate prevenção ao câncer de mama

Segundo o Imama, se diagnosticada em seu estado inicial, a doença tem 95% de chances de cura

  • Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama. Na foto, o médico do hospital Fêmina, Andrei Gustavo Reginatto.
    O câncer de mama é o de maior incidência no Brasil, informou Reginatto (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama.
    Vereadores da Cosmam receberam representantes da área da saúde (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, nesta terça-feira (10/10) pela manhã, um debate sobre a prevenção do câncer de mama e a campanha Outubro Rosa. Durante o encontro, a vice-presidente do Instituto da Mama RS (Imama), Cintia Seben, salientou que a entidade foca na divulgação de informações quanto à prevenção da doença. Segundo ela, se diagnosticado em seu estado inicial, o câncer de mama tem 95% de chances de cura.

Cintia observou que o Imama defende que a mulher realize o exame de mamografia já a partir dos 40 anos de idade, embora a Secretaria Estadual de Saúde divirja deste critério. Também destacou que o Instituto não promove atividades apenas no mês de outubro, mas durante todo o ano mantém campanhas de prevenção e atendimentos médicos e assistência jurídica gratuitos, além de palestras realizadas por mulheres voluntárias treinadas e que já passaram pelo tratamento do câncer.

Médico do Hospital Fêmina, do Grupo Hospitalar Conceição, Andrei Reginatto disse que a perspectiva é de que, no ano de 2030, haja 27 milhões de novos casos de câncer em geral no mundo. “O câncer mata mais que a tuberculose ou a Aids. Sua incidência cresce 1% ou 2% ao ano.” Ele ressalta, no entanto, que, na década de 1950, apenas 50% das pessoas com câncer sobreviviam, enquanto atualmente este número é de quase 70%, pois há mais ênfase na prevenção e na precoce detecção da doença e existem melhores tratamentos.

Segundo Reginatto, o câncer de mama é o de maior incidência no Brasil, com 58 mil casos por ano. O médico também destacou a importância da prevenção secundária (autoexame mensal das mamas) e do rastreamento anual a partir dos 40 anos de idade. “A mamografia diminui o índice de mortalidade. Desde 1990, a mortalidade por câncer de mama tem diminuído 2,3% ao ano, com tratamentos menos agressivos.”

A assessora técnica da área de saúde da mulher na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rosa Vilarino, disse que a SMS vem promovendo, em outubro, ações de prevenção ao câncer de mama, com palestras, exames de mamografia e encontros para discutir o tema. Segundo ela, a SMS segue a diretriz do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que defende o rastreamento da doença a partir dos 50 anos de idade. “Não há demanda reprimida para agendamentos de atendimentos com mastologistas. A paciente diagnosticada é atendida, em média, num prazo de 15 dias.”

Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)