Pauta

Cosmam discute fechamento da sede do Gapa nesta quinta

Reunião alusiva à Semana Cidade Limpa e Dia Mundial da Reciclagem. Na mesa: Claudia Leydner, Daiana Schwengber,  Fernanda Arruda Dutra, Fabiola Pecce, Paulo Brum, Mauro Pinheiro, José Freitas, André Carus, Aldacir Oliboni, Gisane Gomes, Leonardo Menegheti e Antonio Matos
Vereadores querem intermediar uma solução para o problema (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal discutirá nesta quinta-feira (17/8), às 9 horas, na sala 301, o fechamento da sede do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa/RS) em Porto Alegre. A sede da entidade, localizada na Rua Luiz Afonso, 234, foi lacrada, recentemente, por falta de pagamento do aluguel. Em nota publicada em seu site, o Gapa/RS salienta que "atende há mais de duas décadas a população com Aids do Rio Grande do Sul e desenvolve campanhas de prevenção à doença" e reclama que estaria sendo negligenciada pelo poder público desde a última década.

Diz ainda a nota: "O governo estadual não quer mais pagar o aluguel da sede, e o Gapa corre o risco de ser despejado. A Secretaria Municipal da Saúde havia concordado em ajudar e, em 2013, iniciou a reforma de um antigo imóvel na esquina da rua Jerônimo Coelho com a Marechal Floriano Peixoto para ser a nova sede da ONG. Na época, a intenção era transformar o prédio num centro de referência AIDS, com espaço para o Gapa e outras ONGs que trabalham na mesma área de atuação. O imóvel referido atualmente encontra-se interditado pelos bombeiros por falta de Habite-se. Desde então, não houve mais comunicação por parte da SMS a respeito da nova sede."

Presidida pelo vereador André Carús (PMDB), a Cosmam também é integrada pelos vereadores Mauro Pinheiro (Rede), José Freitas (PRB), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Paulo Brum (PTB) e Aldacir Oliboni (PT).

Texto e edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)