Comissões

Cosmam fecha o semestre exaltando bom desempenho

Aedes, Gripe A, Reserva do Lami, Samu, postos de saúde e saneamento foram alguns temas tratados

  • Visita ao abrigo de equinos da EPTC. Na foto: Vereadora Lourdes Sprenger
    Vereadora Lourdes Sprenger em visita ao Abrigo de Equinos da EPTC (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Debate sobre prevenção e combate ao câncer bucal.
    Vereadores da comissão promoveram debate sobre prevenção do câncer bucal (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Com o recesso parlamentar, também ocorre um intervalo de 15 dias no trabalho das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Porto Alegre. E, dentre elas, está a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), que, desde o início deste ano, realizou 26 atividades, dentre visitas externas e reuniões de trabalho. Nesses encontros, foram tratados temas como a epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, a qualidade do ar em Porto Alegre, a Gripe A (H1N1) e o tratamento de água e esgoto, além de visitas ao Abrigo de Equinos da EPTC, à Reserva Ecológica do Lami José Lutzenberger e às bases de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Hospital de Pronto-Socorro e no Bairro Navegantes.

De acordo com a presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), o trabalho no primeiro semestre de 2016 foi bastante proveitoso. “Conseguimos promover campanhas e dar visibilidade a temas significantes, como as epidemias causadas pelo Aedes e o Maio Vermelho, campanha que previne o câncer bucal. Também estivemos presentes nas comunidades, debatendo a precarização do posto de saúde Costa e Silva e a Comunidade Vida Nova, na Restinga, além das pautas que atendemos em parceria com a Cedecondh e a Cuthab”, exaltou.

Lembrando que boa parte dos encaminhamentos realizados junto às secretarias municipais não obtiveram resposta, a vereadora afirmou que já foram tomadas providências. “Levamos à liderança do governo na Câmara, para que interceda junto ao Executivo e, principalmente, à Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que as demandas sejam atendidas”, disse. Segundo a vereadora, os eixos de atuação da comissão foram segmentados. “Dividimos as pautas em seus respectivos temas, a fim de dinamizar o trabalho e responder melhor à sociedade”, explicou.

Próximas pautas 

Para o segundo semestre, a Cosmam já tem cerca de 10 reuniões agendadas, que abordarão assuntos como a promoção da vida e a prevenção ao suicídio, a prevenção do câncer de colo de útero e a situação do Hospital Porto Alegre. “Também está prevista uma reunião sobre a Síndrome de Hoarding (acumulação compulsiva) na causa animal e uma visita para avaliar as condições do Canil Municipal”, anunciou Lourdes. A comissão realizará ainda, no dia 11 de outubro, uma audiência pública para discutir a gestão da saúde em Porto Alegre.

Por fim, a presidente da Cosmam salientou o bom desempenho da comissão até a metade de 2016. “Procuramos cumprir nossas funções com isenção, buscando soluções, contatando o Executivo e tentando, de uma forma ou outra, dar um retorno à população que nos procura”, disse. Lourdes mostrou-se otimista para a sequência dos trabalhos: “Continuaremos agindo em prol da sociedade e fiscalizando as demandas que nos forem apresentadas”. A Cosmam retomará o expediente em 2 de agosto, quando realizará uma visita externa ao Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Além de Lourdes Sprenger, fazem parte da Cosmam os vereadores Dr. Goulart (PTB), vice-presidente; Jussara Cony (PCdoB), Kevin Krieger (PP), Mario Manfro (PTB) e Paulo Brum (PTB). 

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)