SAÚDE

Cosmam terá reunião alusiva ao Dia da Esquizofrenia

Encontro ocorrerá no dia 21, na Câmara, sob a coordenação do vereador André Carús

  • Reunião para discutir a situação de abandono do Vivieiro Municipal de Porto Alegre. Na foto, os Vereadores, José Freitas, Nelsir Tessaro, André Carús, Hamilton Sossmeier e Paulo Brum.
    Membros da Cosmam receberão especialistas para tratar da esquizofrenia (Foto: Bernardo Speck/CMPA)
  • Reunião de abertura dos trabalhos. Na foto, o Presidente da COSMAM, André Carús.
    Presidente da Cosmam, vereador André Carús, coordenará o encontro (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, presidida pelo vereador André Carús (MDB), realiza no dia 21 reunião ordinária alusiva ao Dia Mundial da Esquizofrenia, que ocorre em 24 de maio. O objetivo, segundo Carús, é sensibilizar a sociedade sobre o desafio de tratar e acolher a doença. O encontro com especialistas ocorre a partir das 10h, na sala 301, da Câmara (av. Loureiro da Silva, 255, 3º andar).

A esquizofrenia é uma doença cerebral crônica que afeta 1% da população mundial e cerca de 1 milhão de brasileiros. Os sintomas da esquizofrenia, que se manifesta entre os 15 e 35 anos, podem incluir delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação. Carús destaca, porém, que quando esses sintomas são tratados a maioria das pessoas com esquizofrenia melhora com o tempo. “Outro desafio que temos é o ligado ao aspecto social, devido ao estigma que acompanha os portadores. Por meio da difusão da informação, visamos combater o preconceito e o desconhecimento acerca da doença.”

O encontro é gratuito e não requer inscrição prévia.