Cosmam

Vila Esmeralda pede reabertura de posto de saúde

Moradores da Vila esmeralda pediram reabertura de posto de saúde da região Foto: Ramon fernandes
Moradores da Vila esmeralda pediram reabertura de posto de saúde da região Foto: Ramon fernandes

Reunidos com integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, moradores da Lomba do Pinheiro reivindicaram, nesta terça-feira (28/3) à tarde, a reabertura urgente da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Esmeralda. A reunião com a comunidade foi realizada na Capela São José Operário, na própria Vila Esmeralda. De acordo com os representantes da organização não-governamental Esmeralda, Eliomar Rodrigues da Rosa e Claro Diego Bonino, o posto foi fechado em 25 de outubro do ano passado. "Em 16 de fevereiro, entregamos um documento à prefeitura reivindicando a reabertura da unidade, mas não recebemos nenhuma resposta", disse Bonino.
Segundo Eliomar Rosa, o posto de saúde está fechado há seis meses para reformas, mas não reabriu devido à falência da empreiteira vencedora da licitação. "Queremos saber a data certa em que o posto será reaberto." Moradores reclamaram das dificuldades de deslocamento para a UBS Herdeiros, distante cerca de quatro quilômetros, e do fato de não ter havido substituição da empreiteira contratada para fazer as reformas.
De acordo com o coordenador de Rede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Francisco Lenuzza, a SMS havia aberto licitação para a reforma de 20 postos de saúde em Porto Alegre, sendo que uma única empresa venceu a licitação para a reforma de 17 destas unidades. "A empresa faliu e deixou de funcionar em dezembro, quando havia terminado as obras em apenas cinco postos e iniciado as reformas em outros sete", explicou.
Lenuzza acrescenta que a derrubada de paredes, no entanto, inviabilizou a reabertura de unidades básicas em que a reforma já havia sido iniciada. O rompimento do contrato com a empresa falida foi realizado no dia 3 de março último. "Os projetos estão sendo refeitos", disse Lenuzza. "No caso da UBS Vila Esmeralda, estava tudo errado, pois a reforma não previa uma reestruturação do telhado. Enquanto não concluirmos o projeto, não temos condições de dar prazo para a reabertura."
 A vereadora Neuza Canabarro (PDT) sugeriu que a prefeitura decrete situação de calamidade pública e emergência na Vila Esmeralda, abrindo, desta forma, a possibilidade de contratação emergencial de outra empreiteira. Para o vereador Claudio Sebenelo (PSDB), a população está se sentindo ludibriada. "A comunidade está desamparada, sem atendimento de saúde." O vereador Aldacir Oliboni solicitou que a Cosmam oficialize ao prefeito José Fogaça as reivindicações dos moradores.
O presidente da Cosmam, vereador João Carlos Nedel (PP), garantiu que a comissão havia solicitado prioridade na solução do problema ao secretário municipal da Saúde, Pedro Gus. A Cosmam pedirá que a prefeitura apresente uma solução até a próxima terça-feira (4/4), às 14h30min, quando haverá nova reunião com a comunidade.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)