COSMAM

Cosmam visita Hospital de Pronto Socorro na próxima quinta-feira (17)

A visita se dará em razão a greve dos funcionários terceirizados do hospital e após diversas denúncias contra o hospital.

Esclarecimentos acerca da política de assistência municipal. Na foto: Vereador André Carús.
Esclarecimentos acerca da política de assistência municipal. Na foto: Vereador André Carús. (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

    O vereador André Carús (MDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, visitará, na tarde da próxima quinta-feira (17), o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, após a paralisação de aproximadamente 70 funcionários terceirizados contratados pela prefeitura de Porto Alegre. De acordo com a associação do hospital, a manifestação se deu em razão ao atraso dos salários desses funcionários do setor de limpeza, os quais já tiveram seus direitos acertados e retornaram ao trabalho. Conforme a prefeitura, o problema ocorreu portque a empresa contratada não apresentou a documentação necessária prevista em lei para que os depósitos fossem efetuados dentro do prazo.

    Como presidente da Cosmam, Carús acha inaceitável um hospital como o de Pronto Socorro - que atende centenas de pessoas diariamente, tenha um setor paralisado por falta de diálogo. "Como representante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, quero me por à disposição dos servidores municipais e terceirizados para intermediar um acordo - caso não exista, para que um ocorrido como o desta semana não volte a acontecer. Infelizmente ficamos sabendo do atraso do pagamento dos trabalhadores e da greve prevista uma noite antes do acontecido. Daí já era tarde", ressalta Carús.

  A visita, que ocorrerá às 15h, também contará com a presença de representantes da Secretaria Municipal da Saúde e demais membros da Cosmam. Na ocasião, o vereador ainda visitará alas específicas do HPS e conversará com funcionários e pacientes do hospital para saber o que pode ser melhorado no local.