Tribuna Popular

Criança Feliz divulga Semana sobre Alienação Parental

Juliana alertou para as consequências psicológicas e sociais da SAP Foto: Tonico Alvares
Juliana alertou para as consequências psicológicas e sociais da SAP Foto: Tonico Alvares

Na III Semana Porto-Alegrense de Combate à Alienação Parental (22 a 28 de abril), o presidente da Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF), Sérgio de Moura Rodrigues, e a diretora da entidade, Juliana Rodrigues de Souza, ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal da Capital nesta segunda-feira (22/4). Eles defenderam uma maior conscientização para a Síndrome da Alienação Parental (SAP) e propuseram uma reflexão sobre o problema, que afeta famílias inteiras e provoca sofrimento principalmente nos filhos de casais separados. 

Sérgio Rodrigues agradeceu o apoio da Câmara e lembrou que Porto Alegre criou a primeira Semana de Alienação Parental do Brasil, instituída por sugestão do vereador Mário Manfro (PSDB). O presidente da ABCF convidou os vereadores e o público para o seminário sobre SAP que será realizado nesta quarta-feira (24/4), às 19h30min, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, no qual serão painelistas advogados e psicólogos.

Problema comum

“A SAP é uma prática mais comum do que se possa imaginar, mas começou a receber atenção há pouco tempo”, afirmou Juliana Souza. Segundo a diretora, o problema geralmente origina-se de uma separação conjugal mal resolvida, na qual os filhos são utilizados para expressar sentimentos de raiva contra o ex-parceiro ou parceira. A criança é programada para um afastamento da convivência sadia com o pai ou a mãe, conforme Juliana, afetando negativamente seu desenvolvimento, “já que é na família que se formam as primeiras relações de afeto”.

Juliana informou que a SAP pode ser praticada de forma consciente ou inconsciente. “Mas, na maioria dos casos, os pais não têm consciência do que estão fazendo”, contou. De acordo com ela, hoje mais de 15 milhões de crianças sofrem esse tipo de violência no Brasil. Afirmou também que a taxa de divórcios no país cresceu 45,6% entre 2010 e 2011, sendo considerada recorde.

A diretora da ABCF lamentou que a rede de atendimento e suporte às vítimas da SAP  seja ineficiente. Juliana lembrou que a Constituição Federal determina que seja garantido à criança o direito a uma convivência harmoniosa com os pais, mas esse direito não é respeitado. Disse ainda que é fundamental uma reflexão sobre o que propicia o surgimento da SAP, pois “é um problema social que traz consequências trágicas para as gerações futuras”.

Papel da mídia

Em tempo de Liderança, Mário Manfro comentou o surgimento da III Semana Porto-Alegrense de Combate à Alienação parental. “Eu não conhecia este problema, depois entendi que muitos amigos enfrentavam esta dificuldade”, disse. “Quando um casal se separa, é inadmissível que toda a mágoa seja descontada por meio da criança.” Para o vereador, é importante que as novelas de TV informem e que programas sociais surjam. “A grande mídia deve colocar o assunto em discussão; todos devem saber o que é, e os problemas que causam a alienação parental”. Manfro agradeceu à ABCF, à OAB e à Câmara. “Porto Alegre é a primeira capital a ter uma semana de conscientização e chamar atenção pare este problema”, reiterou.


Alienação

Síndrome da Alienação Parental (SAP) é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, o que cria fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

Os casos mais frequentes estão associados a situações em que a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o “luto” da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Nesse processo, os filhos são utilizados como instrumento de agressividade direcionada ao parceiro.

Fonte: ABCF


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
          Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça:
Associação divulga Semana contra Alienação Parental