Sessão Solene

Cruz Vermelha Brasileira recebe Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Entrega do Diploma na Solene em Homenagem a Cruz Vermelha.
    Vereador Ferronato entregou distinção a Lopes (c) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Sr. Paulo Augusto Montes Lopes, vice presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Sul.
    Dirigente da CVB-RS lembrou missão da instituição (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O Legislativo da Capital realizou, na tarde desta terça-feira (17/5), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à filial gaúcha da Cruz Vermelha Brasileira (CVB). Proponente da homenagem, o vereador Airto Ferronato (PSB) presidiu a sessão, destacando que a proposta de concessão do troféu é fruto do reconhecimento aos 76 anos de história da instituição no Rio Grande do Sul. 

Ferronato ressaltou que a CVB é uma das mais conhecidas e reconhecidas entidades em Porto Alegre. “A Cruz Vermelha Brasileira, especialmente a gaúcha, é um símbolo de força para aqueles que convivem com momentos difíceis e essencialmente trágicos. Antes de ser uma homenagem deste Legislativo, este é o reconhecimento do nosso povo gaúcho e porto-alegrense pelos serviços prestados à sociedade”, disse. O vereador ainda lembrou o trabalho desenvolvido pela filial gaúcha da CVB. “Foi criada em 1940 e presta serviços permanentes de assistência comunitária, atenção psicossocial, qualificação socioprofissional e segurança social. Desenvolve ações preventivas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis”, concluiu.

O vice-presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial Rio Grande do Sul, Paulo Augusto Montes Lopes, enfatizou que, nesses 76 anos de trajetória, a instituição venceu muitos obstáculos. “A trajetória de uma vida vai mudando. Temos que sempre buscar nossas missões atuais junto aos nossos departamentos de voluntariado, saúde, socorro e desastres, prevenção e juventude”, explicou. 

Lopes afirmou que o ambulatório da CVB em Porto Alegre é um dos orgulhos da entidade. “Lá atendemos gratuitamente dependentes químicos, acolhendo tanto os doentes quanto seus familiares, sempre procurando ensejar-lhes nova condição”, concluiu, agradecendo o troféu. “Compartilho essa homenagem com todos os nossos voluntários. Esse reconhecimento é um grande estimulo e conforto.”

A Cruz Vermelha

A CVB é uma sociedade nacional, fundada em 1908, que integra o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, o qual conta com milhões de membros e voluntários operando em mais de 189 países. A missão do Movimento Internacional da Cruz Vermelha é trazer alívio para o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde de populações e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências. A CVB conta hoje com 15 mil voluntários, distribuídos entre 23 filiais estaduais, entre elas a filial do Rio Grande do Sul.

Também acompanharam a sessão o representante do Governo do Estado, tenente-coronel Jarbas Trois de Avila, que é chefe da Divisão de Apoio técnico da Defesa Civil do RS, bem como o secretário municipal de Segurança, Juarez Fraga.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)