Cultura

Salão de Artes recebe inscrições até 20 de julho

Os seis primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro.

  • Salão de Artes Plásticas de 2014
    Alguns trabalhos do evento realizado em 2014 (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Obra vencedora do Salão de 2014 (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
    No alto, a pintura vencedora da edição passada (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre está com as inscrições abertas para seu 21º Salão de Artes Plásticas. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até 20 de julho na Seção de Memorial da Casa. Poderão inscrever-se artistas maiores de 18 anos, gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul há cinco anos ou mais, com obras contemporâneas recentes (com no máximo dois anos) e ainda não premiadas. O vencedor da edição 2016 receberá o Prêmio Aquisição de R$ 8 mil. Também haverá cinco Prêmios Incentivo à Criatividade, no valor de R$ 2 mil cada. O regulamento está disponível na página inicial do site www.camarapoa.rs.gov.br.

Cada artista pode inscrever-se em até duas modalidades (pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica, objeto, instalação e arte digital, entre outras), devendo apresentar inscrição individualizada para cada uma e portfólio (primeira etapa de inscrição). Caso o candidato seja pré-selecionado, terá de entregar para seleção três trabalhos, todos de uma mesma categoria, exceto nas modalidades instalação, performance e vídeo-arte.

O Regulamento 2016 tem três anexos: Ficha de Inscrição, Carta de Anuência e Autorização de Uso de Imagem, a serem preenchidas, assinadas e entregues pelo candidato. A inscrição deverá ser feita na Seção de Memorial da Câmara, de segundas a sextas-feiras, das 9 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas. Serão permitidas inscrições encaminhadas pelos Correios para o endereço informado no regulamento, desde que recebidas até o dia 20 de julho.

O 21º Salão terá abertura oficial em 6 de setembro, às 19 horas, quando os vencedores receberão seus prêmios e diplomas. A visitação vai até 7 de outubro, em diversos espaços da Câmara e com entrada franca. Previsto em lei, o evento, que faz parte das comemorações dos 243 anos do Legislativo de Porto Alegre, é patrocinado pela própria Câmara. Informações: (51) 3220-4318 e no site www.camarapoa.rs.gov.br. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.

História

Idealizado pelo ex-vereador e escritor Josué Guimarães, o Salão de Artes Câmara Municipal de Porto Alegre foi criado por lei municipal em 1952, modificada posteriormente. Na primeira fase, encerrada em 1960, reunia apenas artistas gaúchos. Reativado em 1988 (após a ditadura militar), passou a aceitar a participação de artistas de outros Estados e países residentes no Rio Grande do Sul. Desde então, firmou-se como tradicional espaço de exibição da arte contemporânea. A última edição ocorreu em 2014. A vencedora daquele ano foi a artista Ana Mähler, com a instalação Escada 15, que combina fotografia, pintura e objeto de corda, retratando um vão da Fundação Iberê Camargo.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)