Comissões

Cuthab cobra do Executivo obras contra alagamentos na Zona Norte

Vereadores foram até o Arroio Sarandi para constatar os problemas enfrentados pela comunidade.

  • Vereadores visitam diversos pontos na Zona Norte para discutir os alagamentos recorrentes no bairro Sarandi. Visita a obra parada no arroio Sarandi.
    Moradores mostraram vários pontos onde ocorrerem inundações (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadores visitam diversos pontos na Zona Norte para discutir os alagamentos recorrentes no bairro Sarandi. Reunião com moradores; vereador Paulinho Motorista em pé.
    Parlamentares ouviram os relatos e comprometeram-se a buscar soluções (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal de Porto Alegre, decidiu, nesta terça-feira (2/5), enviar uma solicitação para a Prefeitura definir um cronograma visando a realização de obras de dragagem e limpeza nos arroios da Zona Norte, entre eles o Arroio Sarandi. Da mesma forma, a Comissão pede um prazo para o conserto das casas de bomba 9 e 10, que drenam as águas de arroios e rios daquela região da cidade, bem com a conclusão da casa de bombas Minuano, pois esta apresenta uma série de problemas de engenharia. Nesta terça, a Cuthab realizou uma reunião externa com líderes comunitários no Bairro Sarandi. Depois do encontro, os vereadores inspecionaram os pontos de alagamento, as casas de bombas, os lixões e os muros de contenção inacabados.

Participaram da reunião os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Paulinho Motorista (PSB), Fernanda Melchionna (PSOL) e Roberto Robaina (PSOL). Durante a reunião, os parlamentares ouviram muitas reclamações de representantes de associações de moradores. Segundo a comunidade, ao longo dos últimos três anos, os prejuízos materiais são incontáveis em períodos de chuva forte. Tanto as residências quanto as casas de comércio estão sujeitas a grandes perdas como de automóveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, câmaras frias, equipamentos de produção e ocorrência de descargas elétricas.

O promotor de Justiça Heriberto Ross, que participou da visita, disse que, da parte do Ministério Público, a iniciativa é procurar a Prefeitura para buscar uma solução dentro do Orçamento Municipal, com o objetivo de garantir todas as obras necessárias para terminar com os alagamentos da Zona Norte. Ao final da visita, ficou acertado que, no dia 23 de maio, na Câmara Municipal, será realizada uma nova reunião da Cuthab sobre o problema das inundações na Zona Norte.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)