Cuthab

Ocupantes de área da Protásio Alves querem verticalização de moradias

Moradores propõem casas para mais400 famílias em área na Protásio Foto: Elson Sempé Pedroso
Moradores propõem casas para mais400 famílias em área na Protásio Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu na tarde desta terça-feira (20/6) comissão de moradores que trata da ocupação da Avenida  Protásio Alves, 10.560, na Zona Leste da Capital. São 12 hectares conquistados através do Orçamento Participativo por 460 famílias.  Na reunião,  discutiram com os vereadores a possibilidade de a Prefeitura assentar no local mais 400 famílias que invadiram o espaço enquanto eram feitas tratativas junto á Prefeitura para urbanização da área. Para tanto, a Prefeitura tem de aceitar a proposta de implantação de um projeto de verticalização de moradias. “Estamos propondo este projeto como forma de contemplar a todos”, disse Nelson Guimarães, representante da comunidade. Atualmente, existe decisão judicial determinando que estas 400 famílias deixem o local.

Luiz Severo, superintendente do Demhab,  ressaltou a necessidade de um novo estudo no local para saber da viabilidade do terreno em receber todas essas pessoas. “Precisamos de um laudo determinando as condições do terreno”.O representante da Caixa Econômica Federal, Ruben Danilo, também enfatizou a necessidade de uma análise técnica. “Vamos encaminhar o processo ao setor de engenharia da Caixa”, comunicou. Já Toni Proença, do gabinete de Governança Local da Prefeitura, disse que a posição do Executivo é a de sempre mediar democraticamente os assentamentos. “Se houver viabilidade técnica e entendimento entre os interessados, não será a Prefeitura que irá se opor”.

O presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães (PTB), que intermediou o encontro, disse que a comissão vai acompanhar o andamento do processo e solicitou que as reivindicações da comunidade sejam encaminhadas através de ofício para comissão. “Este documento será entregue ao prefeito José Fogaça e ao Demhab para que seja desencadeado um novo processo de viabilização da área”.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)