Cultura

Definida a nova data de abertura do Salão de Artes da Câmara

O evento, que reunirá 54 obras de 25 artistas visuais do Estado, será inaugurado na noite de 6 de novembro

21° Salão de Artes
Um dos espaços de exposição na edição anterior, realizada há dois anos (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre divulgou, no Diário Oficial desta terça-feira (25/9), a nova data de abertura de seu 22º Salão de Artes Plásticas. A cerimônia de inauguração do evento foi remarcada para 6 de novembro, às 19 horas, no Plenário Ana Terra do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara. Na solenidade, serão conhecidos os artistas contemplados com os seis prêmios previstos em edital.

Um total de 54 obras de 25 artistas visuais gaúchos ou residentes no Estado foi selecionado para o Salão. Serão concedidos um Prêmio Aquisição (de R$ 9 mil) e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2,5 mil cada). A escolha dos trabalhos foi feita pela Comissão de Seleção e Premiação, formada por Ana Aita, artista visual e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Leandro Selister, artista visual e designer; e Niúra Ribeiro, artista visual e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Os jurados analisaram os 98 portfólios (e 264 obras) inscritos por artistas de 15 cidades gaúchas (Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Caxias do Sul,  Esmeralda, Estancia Velha, Farroupilha, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Taquara. Na avaliação dos trabalhos, o júri levou em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.

Os selecionados

Confira neste link os artistas selecionados para o 22º Salão da Câmara e suas obras. Informações: (51) 3220-4318.

A abertura do evento teve de ser transferida de setembro para novembro por questões técnicas, já que alguns espaços internos da Câmara ainda estão passando por obras.   

66 anos de história

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas visuais gaúchos, o evento funcionou até 1960, sendo reativado somente em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países que residam no Rio Grande do Sul. É realizado a cada dois anos, nos anos pares, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do RS.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:arte contemporânea no RSartes visuais22º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre