FRENTUR

Definida data e local da Festa Itália de Porto Alegre

A Prefeitura expôs que dará apoio e suporte para a realização do evento.

A Frente Parlamentar do Turismo (Frentur) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma reunião com representantes do Executivo, de entidades italianas e com o Cônsul Italiano em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, para planejar a 1a edição da Festa Itália de Porto Alegre. O encontro, realizado no Consulado Geral da Itália, em 13 de outubro, definiu que a Festa acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro na Praça Itália, localizada na Avenida Borges de Medeiros, bairro Menino Deus.

O vereador João Carlos Nedel, presidente da Frentur, salientou que a intenção é que o evento seja um espaço dedicado à vivência da cultura italiana e para o encontro entre descendentes que moram no Estado. O cônsul Occhipinti comentou que a primeira Festa Itália no Brasil aconteceu em Belo Horizonte em 2006 e, atualmente, reúne cerca de 20 mil pessoas. “Essa Festa reúne todas as expressões culturais da Itália”.

Estiveram presentes na reunião, representantes das secretarias municipais de Cultura e Relações Institucionais, da Diretoria de Turismo, Centro Calabrese, Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, Circolo Trentino, Massolin di Fiori, Associação Abruzesse – RS, Câmara de Comércio Italiano, COMITES - RS e produtores culturais.