Projetos

Denarc, da Polícia Civil do Estado, pode receber homenagem

Na tribuna, o vereador Cláudio Conceição.
Cláudio Conceição na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

Está em processo de tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei que concede o Diploma Honra ao Mérito ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Estadual do Rio Grande do Sul. A proposta, do vereador suplente Cláudio Conceição (DEM), tem como objetivo de homenagear o trabalho do setor realizado por policiais na ação denominada Operação Santo.

Conforme exposto no projeto, a Operação Santo, deflagrada pelo Denarc em 22 de fevereiro de 2017, descobriu um túnel que estava sendo escavado em direção ao Presídio Central de Porto Alegre. A ação da equipe impediu a fuga em grande escala de presos, durante o período de carnaval. Segundo o relatório da Polícia Civil, os policiais começaram a investigação há cerca de quatro meses, quando o plano de fuga dos presidiários foi descoberto. A matéria ainda destaca que estratégia contava com uma estrutura bem planejada. De acordo com informações dos delegados Rafael Pereira e Mário Souza, o túnel – de aproximadamente 50 metros – apresentava uma estrutura com iluminação, ventilação e sinais de conhecimento técnico de engenharia.

“Os homens que se pretende homenagear com este ato singelo são os policiais que compõem o corpo da Polícia Civil atuante na Capital e integrantes do Denarc, que atuaram na ação denominada Operação Santo, em defesa não só da sociedade porto-alegrense, mas também do Estado do Rio Grande do Sul, que pode contar, e conta, com atos de bravura, coragem e esforço pessoal dos nossos policiais, que estão muito além do seu dever”, justifica o vereador.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)