Plenário

Denarc é homenageado por operação que desarticulou facção criminosa

Atuação de policiais civis impediu uma fuga em massa de presidiários na véspera do Carnaval.

  • Período de Comunicações em homenagem ao Departamento Estadual do Narcotráfico da Polícia Civil - DENARC. Proposição Vereador Cláudio Conceição.
    Ação da inteligência da Polícia Civil para impedir a fuga de presos foi destacada (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao Departamento Estadual do Narcotráfico da Polícia Civil - DENARC. Proposição Vereador Cláudio Conceição. Na foto: delegado Rafael Souza
    Delegado Rafael Pereira agradeceu reconhecimento da Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Durante o Período de Comunicações realizado na sessão ordinária desta quarta-feira (08/3), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou a ação do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, representado pelo delegado Rafael Pereira, e dos 30 agentes da Polícia Civil que impediram, recentemente, uma fuga em massa do Presídio Central da Capital. De acordo com o proponente da homenagem, vereador Claudio Conceição (DEM), a operação que gerou a moção impediu que houvesse um colapso na segurança na cidade. “É necessário salientar a importância da Polícia Civil, braço forte da Justiça, socorro para a população que clama por segurança”, destacou ele que, ao longo de 23 anos, atua como policial civil.

O presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), parabenizou o vereador Cláudio Conceição (DEM) pela homenagem proposta e saudou as presenças de todos os representantes do Denarc. "Estas ações de inteligência que fazem a precaução são muitos importantes", destaca. Trogildo anunciou o estabelecimento do Comitê de Segurança no próximo dia 29, no Legislativo municipal, com a presença do secretário de segurança do Estado,  César Schirmer, que apresentará as ações que serão realizadas.

Conceição também declarou que a Polícia faz segurança com a sua própria vida. “Neste momento em que a sociedade tem sido aterrorizada e violentada, temos de relembrar que quem faz polícia e segurança são homens e mulheres que também necessitam de proteção. Por isso, hoje temos de saudar os 30 agentes que participaram da investigação que durou três meses”, afirmou.

O vereador salientou que a Polícia trabalha com comprometimento, mesmo que, por vezes, com o salário atrasado. “Quando a Polícia não para, quem retrocede são os agentes do mal, é a vitória da luz contra as trevas. Quem mata um bandido no exercício da sua função policial não é um bandido, pois policiais são heróis”, concluiu.

Operação

O delegado Rafael Pereira, que coordenou a operação que impediu a fuga de presos do Presídio Central nas vésperas do feriado de Carnaval, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal e destacou que "a Polícia Civil é formada por homens e mulheres que são representados por esta Casa". O delegado ressaltou os  profissionais e departamentos que realizaram o trabalho conjunto para deflagar e finalizar a operação com o sucesso desejado. Pereira agradeceu também a confiança e o apoio da chefia, bem como "a integração dos setores e dos profissionais que abdicaram de férias e dos cuidados com familiares, para atingir metas nos prazos previstos, estrategicamente".

O delegado  Emerson Wendt, chefe de Polícia do Estado,  iniciou a sua manifestação exaltando o efetivo de mulheres e as delegadas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Saudou a todos policiais que participaram da operação objeto da homenagem, reforçando a sua confiança no trabalho da equipe, que "evitou o maior plano de fuga do presídio" e consistiu na prisão dos envolvidos neste crime. O chefe de Polícia somou-se à homenagem "aos profissionais que trabalham com competência", referindo a inteligência e paciência como ferramentas fundamentais para essa conquista.

Vereadores

MISSÃO - Valter Nagelstein (PMDB) cumprimentou os policiais que cumpriram sua missão de proteger a população. “Penso que, talvez, se a Constituição de 1988 tivesse sido feita 10 anos depois, não teria essa ressaca pós-ditadura militar que carrega e que confunde liberdade com libertinagem, autoridade com autoritarismo”, disse ao salientar que hoje o policial tem medo de colocar a mão na arma. “Eu não sou daqueles que relativiza o papel da Polícia, defendo que o estado deve garantir a paz social. Não há mais política criminal, pois vocês prendem o bandido em um dia e, no seguinte, está relaxada a prisão, está tudo errado”, disse, ressaltando que a droga é um dos vetores dessa criminalidade. 

VERGONHA - Professor Wambert (PROS) afirmou que é uma vergonha que a Polícia brasileira esteja acuada como está. “A sociedade está do lado de vocês, apesar de existir um pacto tenebroso entre a grande mídia e certos setores da sociedade. Exponho aqui minha gratidão pelo heroísmo dos policiais civis envolvidos nessa operação”, disse. O vereador salientou que a defesa do cidadão depende também dele próprio. “Por isso, também manifesto meu total apoio à revogação do Estatuto do Desarmamento, viramos cordeiros e presas fáceis, já que o bandido tem a convicção de que pode atirar na nossa cabeça para roubar um tênis, celular ou carro. O narcotráfico é a praga que corrói as nossa civilizações”, finalizou.

DROGAS – A vereadora Comandante Nádia (PMDB) destacou que, de forma sorrateira, a lei é retalhada para atender a diversos interesses que formam uma desarticulada construção normativa sobre a posse de substância entorpecente de uso pessoal. “Há sombras da liberação da maconha, e eu pergunto: quem é o pai e a mãe que vai deixar seu filho com a babá que, na hora do intervalo, vai fumar uma maconha? Essa é uma movimentação que quer atender interesses, e é aí que começa o trabalho do Denarc”, afirmou. A vereadora também lembrou que não é só na Capital que existem esses problemas. “No interior, antes pacato, a situação também é extrema. Temos que dar as mãos para tirar da sociedade o acesso à primeira porta da criminalidade: a droga”, concluiu.

RECONHECIMENTO - Felipe Camozzato (Novo) cumprimentou os policiais e o proponente da homenagem ao Denarc, ao considerar justo o reconhecimento "àqueles que cumprem seu papel com dignidade e trabalham para fazer cumprir as leis". Destacou sua contrariedade às iniciativas da Câmara Municipal "para destacar ou prestar homenagens à organizações e pessoas que não cumprem as leis ou que não representam a sociedade". O parlamentar aproveitou a oportunidade para divulgar a manifestação em prol da vida e da segurança, que será promovida pelo "Armas Pela Vida" no próximo domingo (12/03), às 15h, no Parcão.

DIFICULDADES - Dr. Thiago Duarte (DEM) destacou o delegado Rafael Soares Pereira, para falar da importância e complexidade do trabalho dos policiais civis, lembrando que, "por ser médico legista do Instituto Geral de Perícia (IGP)", conhece as dificuldades enfrentadas por esses profissionais para executar o trabalho. Dr. Thiago observou que esta homenagem é o reconhecimento da sociedade, "pois a Câmara Municipal de Porto Alegre representa o conjunto da Cidade". Defendeu ainda melhorias no aparelhamento da área da segurança, para possibilitar mias conquistas. 

Texto: Lisie Venegas (reg.prof. 13.688)
          Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
          Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
 Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)