Plenário

Derrubado veto que impedia veículos em faixas de ônibus em dias de greve no transporte

Votação do Projeto do vereador Mendes Ribeiro sobre liberação de faixas exclusivas de ônibus em dias de paralisação do transporte público.  Na foto: vereador Mendes Ribeiro (e) e André Carús
Vereador Mendes Ribeiro (PMDB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, em sessão plenária nesta segunda-feira (19/6), derrubou Veto Total do Executivo ao projeto de lei do vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que libera para outros veículos as faixas exclusivas para ônibus nos dias em que ocorrer greve ou paralisação do transporte público na Capital com a efetiva interrupção, total ou parcial, desse serviço. A proposta foi aprovada com a Emenda 1, a qual especifica que a liberação ocorrerá apenas nas faixas exclusivas para ônibus e para "a circulação de automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta com peso bruto total inferior ou igual a 3,5 mil quilos".

“Quando ocorrem manifestações e paralisações, toda a população sofre com o caos gerado pelo aumento exponencial do fluxo de veículos leves nas ruas e nas avenidas”, argumentou o vereador ao apresentar sua proposta. Mendes Ribeiro salientou ainda ser a mobilidade urbana um tema que aparece de forma recorrente na pauta das capitais, sendo amplamente debatida na busca de melhorias por parte dos governantes.

Conforme o vereador, as faixas e os corredores exclusivos para ônibus são vias expressas utilizadas também, em caráter de urgência, por veículos que prestam serviços essenciais para a população, como ambulâncias, viaturas policiais e de bombeiros. “A liberação nos dias de greve do transporte público diminuirá o tempo de deslocamento da população, permitindo que atendam aos seus compromissos nos horários previstos.”

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
           Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)