Sessão solene

Desembargadora Iris Helena Nogueira é Cidadã de Porto Alegre

Ela é a primeira mulher a ocupar o posto de corregedora-geral do Tribunal de Justiça do Estado.

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadã de Porto Alegre à desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira
    Iris, entre Delegado Cleiton e Luiz Felipe Difini, recebe o diploma (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadã de Porto Alegre à desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira
    Iris ressaltou a importância de inovar em tempos de crise (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na noite desta sexta-feira (17/6), no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sessão solene para conceder o título de Cidadã de Porto Alegre à desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Ela é a primeira mulher a ocupar o posto de corregedora-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), cargo que ocupará até 2017. A homenagem é de autoria do vereador Delegado Cleiton (PDT), que afirmou que a distinção estava sendo concedida "pela paz e bem-estar à sociedade que a homenageada promove com dedicação e estudo, no exercício da jurisdição".

Cleiton reiterou que a filha primogênita de Maria Cândido e Plínio Nogueira Neto é uma pessoa renomada por contribuir para o bem da sociedade, diminuindo conflitos. “Iris tem uma trajetória profissional de 31 anos à frente do judiciário, onde escreve, no seu caminho, muitas histórias vividas. No dia de sua posse como corregedora-geral do Tribunal de Justiça do Estado, constatei que estava diante de uma mulher aguerrida, que trilhou uma carreira com muita dedicação e afinco em seus laços e origens. Percebi, ainda na sua posse, quando ela fez seu juramento, a sua emoção naquele momento, podíamos ver um sentimento muito forte de fé. Eu lhe parabenizo pela sua trajetória de vida”, observou Cleiton.

Homenageada 

Natural de Pelotas, Iris Helena Medeiros Nogueira, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal de Pelotas, em 1981. Em 1986, assumiu o cargo de juíza na comarca de Santa Rosa. Posteriormente, passou pelas comarcas de Campina das Missões, Espumoso e São Jerônimo, sendo promovida para Porto Alegre em 1992. Finalmente, em março de 2004 foi nomeada como desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, trabalhando inicialmente na 14ª Câmara Cível. No final do ano passado, ela foi eleita corregedora-geral do TJRS para o biênio 2016-2017.

Iris declarou estar completamente emocionada com a distinção concedida. “Tenham a certeza de que o meu coração, agora, está envaidecido e pleno de felicidade. Eu jamais esquecerei a honraria que estou recebendo, nesta sessão solene na Câmara. Cada rostinho que aqui está agora, cada um que destinou seu tempo para também me homenagear, deixo aqui minha gratidão. Saibam que a minha honra em integrar o judiciário gaúcho é algo inestimável”, afirmou a homenageada.

A desembargadora ponderou ainda: “Mesmo que a luta no judiciário seja diária, estamos lá por escolha. Por acreditarmos que podemos fazer um tanto pela causa da Justiça e de inspecionar a Justiça de primeiro grau, que é tão importante para nossa sociedade. As vítimas de violência doméstica, as mães desesperadas que batem à nossa porta para alcançar a verdade real e fazer justiça aplicando a lei, nos deixam cada vez mais fortes. Vivemos hoje uma crise mundial, crise no Brasil, e crise no Estado, mas me permitam ainda dizer que nós estamos sempre criando em tempos de crise e fazendo o devido enfrentamento”, comentou Iris, destacando que jamais o judiciário vai delegar a assistência.

Merecimento

O vereador João Carlos Nedel (PP) presidiu a sessão solene e explicou que a homenagem é feita para as pessoas que tenham se distinguido por qualquer ação ou merecimento público na cidade, por força da lei. “A homenagem que a Câmara Municipal de Porto Alegre hoje presta, em nome do povo, não visa a destacar somente sua biografia e seu currículo. Esse currículo amplo e revelador, que nos mostra que a senhora também trabalhou em Cerro Largo, mesmo local onde eu nasci”, ressaltou Nedel, parabenizando a homenageada pela sua firmeza na gestão jurídica e conduta católica.

Também estiveram presentes a corregedora-geral da Procuradoria-Geral do Estado do RS, Roselaine Rockenbach, o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, o vice-presidente da OAB-RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, além do vereador Reginaldo Pujol (DEM) e outras autoridades.


Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)