Tribuna Popular

Dia das Mães: pioneirismo da ACM é lembrado na Câmara

Enio Ferreira destacou história da entidade Foto: Tonico Alvares/CMPA
Enio Ferreira destacou história da entidade Foto: Tonico Alvares/CMPA (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
No início da sessão ordinária desta quinta-feira (5/5), a Tribuna Popular da Câmara Municipal recebeu o 1º vice-presidente da Associação Cristã de Moços (ACM) do Rio Grande do Sul, Ênio Roberto Ferreira. Representando a entidade, ele destacou a importância da passagem do Dia das Mães, que se dará no próximo domingo (9/5) e o papel da instituição ao protagonizar o início das comemorações pela data no Brasil, em 1918.

Relembrando a história, ele fez referência à norte-americana Anna Jarvis, idealizadora da homenagem às mães. Em 1907, dois anos após a morte de sua mãe, ela criou um memorial em sua reverência e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. No Brasil, a ACM introduziu a homenagem às matriarcas em 12 de maio de 1918. Em maio de 1932, o então presidente Getúlio Vargas, através de decreto, instituiu oficialmente o Brasil o Dia das Mães, a ser comemorado no segundo domingo do mês de maio. Em 1947, a data foi oficialmente incluída no calendário oficial da Igreja Católica.

Salientando a importância da distinção às mães, Ferreira frisou o pioneirismo da ACM na comemoração. “Nossa palavra rememora a história e os princípios defendidos por nossa instituição, desejando que no próximo domingo muitas bênçãos sejam derramadas em todas as mães.” O presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), lembrou que a participação da ACM é tradicional na Tribuna Popular no mês de maio e ressaltou o mérito da figura da mãe para as famílias. “O Dia das Mães é para celebrar e agradecer a todas elas, as que estão presentes e as que se foram.” Homenageando-as, ele referiu-se às mães como o “propósito da vida”. 

Comunicações

HOMENAGEM
- Rodrigo Maroni (PR) cumprimentou as mulheres presentes noPlenário, pelo Dia das Mães. “O melhor presente que um individuo pode ter navida é um filho. A vida muda, o amor muda. A mãe é, literalmente, a expressãodo que é humanidade.” Segundo Maroni, existem diversos tipos de mães, mas todascom o mesmo propósito, que é dar ao filho amor e carinho. “Vivemos em um mundodiferente, e, obviamente, existem mães diferentes. E isso é muito positivo parao crescimento da sociedade”, disse. O vereador, ao finalizar, parabenizou todasas mães pelo dia que será comemorado no próximo domingo. (CPA)

MÃES - Sofia Cavedon (PT) destacou que o trabalho realizado pela AssociaçãoCristã de Moços (ACM) é importante para o crescimento de crianças eadolescentes que passam pelo educandário. “A ACM é de fato, uma das escolas deextremo profissionalismo. Fazem a diferença na vida de professores e alunos.” A vereadoracitou ainda que, além de serem parabenizadas pelo dia, as mães deveriam servalorizadas pela sociedade. "As mães trazem para a vida umadimensão que é imprescindível.” (CPA)


Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
         Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)