Tribuna Popular

Dia do Acemista é destacado no Legislativo da Capital

Data celebrada em 6 de junho faz parte do calendário festivo de Porto Alegre

  • Tribuna popular. Apresentação do trabalho desenvolvido pela ACM/RS. Na foto, Ênio Roberto Ferreira, vice-presidente da ACM/RS.
    Vídeo apresentou depoimentos de frequentadores da ACM na Capital (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Tribuna popular. Apresentação do trabalho desenvolvido pela ACM/RS. Na foto, Ênio Roberto Ferreira, vice-presidente da ACM/RS, cumprimenta o presidente da casa, Cassio Trogildo.
    Ênio Ferreira cumprimenta o vereador Cassio Trogildo, na sessão desta segunda-feira (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
O Dia do Acemista, comemorado internacionalmente em 6 de junho, foi lembrado nesta segunda-feira (5/6) na Câmara Municipal de Porto Alegre por Ênio Roberto Ferreira. Vice-presidente da Associação Cristã de Moços (ACM) no Rio Grande do Sul, Ferreira ocupou a Tribuna Popular da sessão ordinária e lembrou aos vereadores que esta data está incluída no Calendário de Comemorações da cidade. Na Capital, a ACM desenvolve programas de educação e esportes na Restinga, Morro Santana, Cruzeiro do Sul e no Centro Histórico, sempre em contraturno escolar.

“Promovemos uma união não monolítica, mas evolutiva, pela construção de uma sociedade mais solidária e fraterna”, salientou Ferreira ao falar sobre a ACM. A entidade, como lembrou, foi formada na Inglaterra, no século XIX. No Rio Grande do Sul, a Associação está presente desde 1901. “Completamos, neste ano, 116 anos em solo gaúcho, sempre buscando o desenvolvimento das comunidades, através do esporte e de ações sociais”. São atendidos atualmente pelas unidades da Capital cerca de 150 jovens em atividades de liderança, 1.200 em ensino e 3 mil em esportes, entre outros.

Ferreira destacou ainda que a ACM se norteia por princípios cristãos, banindo preconceitos de raça, credo e ideologias. “O mundo compreendeu essa proposta”, afirmou, ao citar sua presença em cerca de 180 países, sempre voltada à promoção e ao desenvolvimento espiritual, físico e social da pessoa. “Mostramos a todos a estrada da fraternidade, da compreensão e do respeito entre os seres humanos”, enfatizou o orador. Durante a Tribuna Popular também foi apresentado ao plenário um vídeo com atividades e depoimentos de pessoas que frequentam a Associação na Capital. 

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)