Projetos

Dia do Voleibol deve ser incluído no Calendário de Datas Comemorativas de Porto Alegre

Vereador Professor Garcia  Foto: Guilherme Almeida
Vereador Professor Garcia Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Tramita na Câmara Municipal o projeto de lei que inclui a efeméride Dia do Voleibol no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do município de Porto Alegre, a ser celebrado no dia 27 de setembro. A proposta tem a autoria do vereador Professor Garcia (PMDB).

Conforme o projeto, as primeiras iniciativas de organização da prática do voleibol no Rio Grande do Sul que, segundo registros, aconteceram em Porto Alegre, devem-se à Associação Cristã de Moços (ACM), instalada em 26 de novembro de 1901 pelo americano Frank Long. "Apesar do trabalho realizado pela ACM, o voleibol, durante muitos anos, permaneceu como um jogo desconhecido no Rio Grande do Sul”, afirma Garcia. 

Em Porto Alegre, no ano de 1925, foi organizada a Liga Atlética Rio-Grandense (Larg), que passou a supervisionar o voleibol, o basquetebol, o atletismo e a esgrima. A Turnerbund, atual Sogipa, que foi uma das sociedades fundadoras da LARG, começou a oferecer, no ano seguinte, a prática do voleibol para seus associados. 

Em 1928, foi promovido pela Larg o primeiro campeonato oficial de voleibol de Porto Alegre, com a participação de equipes da ACM, Turnerbund, Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense e Clube de Regatas Porto Alegre (atual Clube de Regatas Guaíba-Porto Alegre – GPA). Motivado pela participação de destacados clubes esportivos da cidade no campeonato de voleibol, o Grêmio Náutico União, no início da década de 1930, construiu uma quadra externa de cimento para promover o esporte. 

Segundo Garcia, a data histórica para o voleibol gaúcho foi o dia 27 de setembro de 1954, quando, em assembleia geral das associações desportivas estaduais, foi fundada a FGV. Nessa data, com a presença de 20 associações, foi realizada a primeira assembleia geral da FGV, que foi convocada para a aprovação do anteprojeto de seu estatuto e a eleição de sua primeira diretoria. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui campeões mundiais como dois medalhistas de prata em 1984 (Renan e Marcus Vinicius), três medalhistas de ouro em Barcelona, em 1992 (Jorge Edson, Paulão e Janelson), e dois em Atenas, em 2004 (André Heller e Gustavo Endres).

Para o vereador proponente, "pode-se afirmar que a FGV, sem dúvida nenhuma, ao comemorar seus 61 anos, de forma integrada, com seus filiados, vem desempenhando um papel determinante e decisivo para o desenvolvimento da modalidade esportiva em questão, em todos os municípios do Rio Grande do Sul".

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)