Plenário

Dia Nacional dos Surdos é lembrado no Legislativo da Capital

  • Homenagem ao Dia Nacional dos Surdos.
    Representantes da comunidade surda de Porto Alegre prestigiaram homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Homenagem ao Dia Nacional dos Surdos.
    Vereador Alvoni Medina destacou importância da inclusão diária dos surdos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, no período de Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (26/9), homenagem pela passagem do Dia Nacional dos Surdos, comemorado nesta data. Em nome da Mesa Diretora, por ter sido o autor da iniciativa, o vereador Alvoni Medina (Republicanos) agradeceu a compreensão dos seus pares pela demarcação da data, mas ressaltou que a preocupação com a comunidade surda e a busca por uma maior inclusão junto a sociedade deve ser diária.

Medina lembrou que este mês é conhecido como o Setembro Azul, referência mundial por ser um período repleto de datas significativas que contam histórias das pessoas surdas. O vereador ainda salientou a importância para o amplo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais - Libras e disse também que recentemente protocolou projeto para a instalação de uma Central de Interpretação de Libras, “preferencialmente na região central, para que o local auxilie as pessoas surdas no atendimento aos mais diversos serviços públicos”.

Reflexão

Ao falar na oportunidade, Lidiane Ilha, representante da Associação de Crianças e Adolescentes Surdos (Acas/RS), disse que mais do que homenagear, o dia 26 de setembro serve para refletir. “Para lembrar das lutas que os surdos tiveram para ter um dia reconhecido como seu”.

Lidiane explicou que a data foi escolhida por ter sido, em 1957, dia da inauguração da primeira escola para surdos, hoje conhecida como o Instituto Nacional de Ensino para Surdos (INES). Ela igualmente destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais, “a segunda língua oficial do país”, e sua importância para a garantia do acesso aos espaços e a conquista de direitos.

A representante da Acas/Es também elogiou a iniciativa do vereador Medina em propor a criação de uma Central de Interpretação de Libras. Para ela, ainda hoje muitos surdos estão vivendo no país como se fossem turistas com dificuldades de comunicação. “Caminhamos e conquistamos avanços e essa proposta é, sem dúvida mais um ponto para ampliar a integração de surdos na sociedade”.

Projeto

Presidindo os trabalhos durante a homenagem, o vereador José Freitas (Republicanos), disse que a proposta de criação de uma Central já havia sido feita por projeto de indicação e negada pelo prefeito. Lembrou que também tem proposta neste sentido e provocou que dessa forma, “agora vai ou racha a criação da Central”.

Participaram ainda da homenagem os presidentes dos conselhos estadual e municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul, Vicente Fiorentini e Nelson Kalil; a representante da Faders Acessibilidade e Inclusão, Greice Severino dos Santos; e a representante da Comunidade Surda do RS, Christian Strauck.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:LibrasLíngua Brasileira de SinaisDia do SurdoSetembro Azul