Sessão Solene

Diretor do Museu da Pucrs recebe Comenda Porto do Sol

Bertoletti (c), vereadores e familiares Foto: Eduarda Amorim
Bertoletti (c), vereadores e familiares Foto: Eduarda Amorim

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, na noite desta sexta-feira (20/8), para conceder a Comenda Porto do Sol ao diretor e fundador do Museu de Ciência e Tecnologia (MCT) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), professor Jeter Jorge Bertoletti. Proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), a cerimônia contou com a presença de professores, alunos, familiares e amigos do homenageado.

Nedel destacou o vasto currículo do homenageado, sua disposição para promover a ciência, o conhecimento e a inclusão social por meio deste. Segundo o vereador, Bertoletti é um inconformado no bom sentido. "Que ninguém se engane com sua aparência plácida, ali está um cérebro pensante, cheio de energia, com uma poderosa vontade de inovar e realizar", disse. Nedel lembrou que Bertoletti atua na área científica desde 1961, tendo idealizado e fundado quatro museus - dois na Pucrs (o de Ciência e Tecnologia e o Itinerante) e outros dois nos Colégios Rosário e Júlio de Castilhos.

 Formado em História Natural, Bertoletti foi professor por quase 50 anos e recebeu 48 homenagens, entre as quais duas da Unesco, conforme recordou Nedel. Por isso e por muito mais, o homenageado, segundo o vereador, é o exemplo de pessoa que merece a Comenda Porto do Sol, a mais importante da Câmara e concedida somente a quem se destaca por sua contribuição à sociedade. "Não pare por aí, Jeter Bertoletti; o senhor tem ainda grande missão, e que Deus lhe conceda longa e produtiva vida", declarou Nedel.

Bertoletti agradeceu a homenagem, representada por uma medalha com o Brasão de Porto Alegre, definindo-a como o reconhecimento da Câmara e dos habitantes da Capital a seu trabalho. Ainda resgatou sua vasta trajetória de dedicação ao ensino, à ciência e à promoção do conhecimento também para crianças e jovens carentes e com necessidades especiais. Agradeceu ainda à família, aos amigos, aos colegas e à universidade, que lhe proporcionou a oportunidade de realizar ideais. Além da medalha, Bertoletti recebeu, das mãos da esposa do vereador Nedel, uma escultura em pedra criada pelo artista Hidalgo Adams. Segundo Nedel, a imagem, intitulada O Guerreiro, tem tudo a ver com o espírito empreendendor de Bertoletti.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)