Cultura

Divulgada a lista dos selecionados para a V Mostra de Artes Cênicas e Música

Espetáculos serão apresentados de agosto a dezembro na Câmara Municipal

Espetáculo "Qual a Diferença entre o Charme e o Funk", do grupo Pretagô, na IV Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres.
Sala tem capacidade para 80 pessoas. Espetáculos são gratuitos ao público (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal divulgou no Diário Oficial de Porto Alegre, nesta sexta-feira (12/7), a lista dos espetáculos selecionados para se apresentarem na V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres. Dentre os 202 projetos homologados nas modalidades circo, dança, música e teatro, para os públicos adulto e infantil, 14 atrações titulares e mais 14 suplentes foram escolhidas por meio de sete profissionais da Comissão de Seleção do evento, engajados na cena cultural da cidade e do estado.  

Loma Pereira e Patrick Acosta foram os jurados que selecionaram as atrações musicais. Focada em projetos culturais voltados para a musicalidade de raízes regionais, Loma é uma cantora gaúcha com larga trajetória profissional. Fundador da Associação dos Músicos de Rio Grande (Asmurg), Acosta é músico, representante do Conselho Municipal de Cultura e presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimus).  

Na modalidade teatro, Cláudia Sachs e Jessé Oliveira assumiram esta área da comissão. Cláudia é mestra, doutora e professora adjunta em artes corporais e atuação teatral no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Diretor da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ) e diretor teatral formado pela Ufrgs, Oliveira já dirigiu mais de 40 espetáculos de dança, música e teatro, além de ser especialista em Teoria do Teatro Contemporâneo. 

Fábio Cunha e Marise Siqueira representaram as artes elegidas na categoria dança. Artista híbrido, Cunha é presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS (Sated). Formada em dança clássica, Marise é advogada, atua como bailarina de dança contemporânea e é membro da diretoria do Fórum Nacional de Dança (FND).

Já na modalidade circo, Gabriel Martins foi o jurado encarregado. Além de ele ser formado pela Escola Nacional de Circo, também é curador, desde 2017, do projeto de Cirquintana da CCMQ, e professor do curso de extensão em Gestão das Artes Circenses do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) 

Ajuda

Conforme o edital, todos os projetos selecionados receberão uma ajuda de custo para a montagem dos espetáculos: R$ 14,5 mil para grupos e R$ 8,5 mil para artistas-solo. Serão duas apresentações para cada atração. O calendário de apresentação está previsto para ser divulgado no dia 5 de agosto.

Teatro

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255) e conta com 80 assentos, espaço e acessibilidade para cadeirantes e ainda disponibiliza a colocação de cadeiras extras. Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos na Seção de Memorial, no térreo, sempre a partir da terça-feira anterior às apresentações, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18 horas. Informações: (51) 3220-4318.

Mostra

Criada em 2013 pelo Legislativo da Capital, a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres tem atraído grande público. Desde a primeira edição, realizada em 2014, houve espetáculos de artistas e grupos celebrados, como Nei Lisboa, Tonho Crocco, Luciano Mallmann, Alemão Ronaldo, Deborah Finocchiaro, bandas Trem Imperial, Conjunto Bluegrass e Instrumental Picumã, Orquestra Villa-Lobos, Cia. Rústica de Teatro, Circo Híbrido, Transforma Cia. de Dança,  Ânima Cia. de Dança, Tablado Andaluz e Flamenco Del Puerto.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)