Cultura

Divulgada a lista dos selecionados para o Teatro Glênio Peres

A IV Mostra de Artes Cênicas e Música reunirá 14 espetáculos de teatro, música, dança e circo com entrada gratuita

Espetáculo "Um Olhar Através De" na III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres.
O teatro fica no segundo piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre divulgou, nesta sexta-feira (29/6), a lista dos espetáculos selecionados para participar da IV Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres. Os sete jurados escolheram 14 atrações entre os 138 projetos inscritos, nas modalidades circo, dança, música e teatro (adulto e infantil). Foram contemplados titulares e suplentes.

Os trabalhos selecionados receberão, cada um, verba de R$ 13.500 (grupo de artistas) ou de R$ 8 mil (artista-solo). As apresentações (duas de cada projeto) serão realizadas a partir do dia 3 de agosto até dezembro deste ano, sempre com entrada gratuita. A agenda de espetáculos deverá ser divulgada em breve no site da Câmara.

Fizeram parte da Comissão de Seleção da IV Mostra os seguintes profissionais da área cultural:

Música: 
Juarez Fonseca – Jornalista, crítico musical e colunista do jornal Zero Hora; e Antônio Borges Cunha – Compositor e regente, orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da Ufrgs e diretor artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (OCTSP).
Teatro: Adriane Azevedo – Atriz e produtora de teatro; e Adriana Jorge – Professora-adjunta da Ufrgs.
Dança: Fábio Cunha – Artista híbrido e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Sated/RS); e Victória Milanez – Coreógrafa, bailarina, fundadora e diretora do Ballet Concerto.
Circo: Luciano Fernandes – Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura do RS, diretor do Sated/RS, presidente da Casa do Artista Rio-grandense, da Cia. de Arte e da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Empresas de Difusão Cultural e Artística dos Estados de RS e SC (Fitedeca). 

Os projetos selecionados (*)

Circo
O Hipnotizador de Jacarés
Espaço Arcabouço

Dança
Whatsapp para Shakespeare
Às Vezes, Eu Kahlo
Bundaflor, Bundamor
Poéticas Sobre Morte / Tempo / Vida

Música
Cidadãos do Samba apresenta: Velha Guarda da Praiana
Airton Pimentel, Uma Criação Indomável – 80 anos do mestre
Luminoso – Elias Barboza Quinteto
As Tubas

Teatro
Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços
Lembranças no Lago Dourado
Qual a diferença entre o charme e o funk
Chapeuzinho Vermelho (Infantil)

Suplentes
Circo: Etc...(1º suplente); Memórias de um Futuro Esquecido (2º suplente);
Dança: Acá Estamos – Dialogando / Cia. La Marrupeña Brasil (1º Suplente); Tablado Andaluz – Maestranza (2º suplente); Flamenco Sin Más Dança (3º suplente); Guia Improvável para Corpos Mutantes (4º suplente).
Música: Alexandre Vieira e Banda (1º Suplente); Lungo Drom – Canções Ciganas da Hungria (2º suplente); El Increíble Baile Calavera de La Digna Rabia Música (3º suplente); Sexteto Gaúcho #OChoroÉLivre (4º suplente).
Teatro: Caio do Céu (1º suplente); Fábrica de Calcinha (2º suplente); Espalhem Minhas Cinzas na Eurodisney (3º suplente); A Menina do Cabelo Vermelho (teatro infantil com acessibilidade).

*Confira também a lista na página na Internet do Diário Oficial de Porto Alegre de 27 de junho. 

O Teatro Glênio Peres fica no segundo piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255) e tem 80 poltronas, espaço para cadeirantes e 10 cadeiras extras, além de estacionamento gratuito para o público. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)