Pauta

Documentário sobre Jango é tema de debate na Câmara

Cartaz do evento Foto: Divulgação
Cartaz do evento Foto: Divulgação

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre promove, às 14 horas desta sexta-feira (11/9), debate sobre o documentário Jango em 3 Atos, de Deraldo Goulart, exibido nesta quinta-feira (10/9) na Casa. O encontro será realizado na sala 301 e terá a participação de Deraldo, jornalista da TV Senado;  Christopher Goulart, neto de Jango e conselheiro do Movimento dos Direitos Humanos do RS (MDHRS) e do Instituto Presidente João Goulart; Jair Krischke, conselheiro do MDHRS; e Carla Simone Rodeghero, professora do curso de História da Ufrgs. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. O debate é aberto ao público.

O filme Jango em 3 Atos foi produzido pela TV Senado com apoio do Instituto João Goulart. Em 144 minutos de duração, retrata a vida, o governo (1961 a 1964) - abreviado pelo golpe militar - e o exílio do ex-presidente João Goulart, com destaque para os relatos de espionagem e o mistério envolvendo sua morte, ocorrida há 33 anos. "A preocupação maior, desde o início, foi dar mais ênfase à parte do exílio, período pouco conhecido da vida de Jango”, diz o jornalista.

Sobre o diretor

Deraldo Goulart é gaúcho de Estrela e formado em Jornalismo pela Universidade do Vale dos Rio dos Sinos (Unisinos). Foi repórter da RBS TV no Rio Grande do Sul e da sucursal em Brasília. Atualmente exerce a função de documentarista da TV Senado. Com especialização em cinema na Escola Internacional de Cine e TV de San Antonio de los Banhos, em Cuba, o jornalista ficou em segundo lugar no Festival Internacional de Filmes Militares da Itália, com a série Os Fortes do Brasil. Jango em 3 Atos já foi exibido no Uruguai e em Cuba.

Informações no Memorial da Câmara, pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

ouça:
Vida e morte de Jango são tema de debate hoje na Câmara