Sessão Solene

Dom Jaime Spengler recebe Título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão de Porto Alegre a Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre
    O vereador Nedel entregou a distinção ao arcebispo metropolitano (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão de Porto Alegre a Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre
    O Coral da Santa Casa se apresentou na solenidade no plenário (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta sexta-feira (10/6), a outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao arcebispo Dom Jaime Spengler. O proponente da homenagem, vereador João Carlos Nedel (PP), destacou a importância da distinção. "Trata-se da mais alta honraria realizada pela Câmara e com a sanção do prefeito municipal, sendo, portanto, uma lei", disse. "O homenageado passa a integrar para sempre o Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre." A solene foi dirigida pelo presidente da Casa, vereador Cassio Trogildo (PTB).

Nedel destacou ainda a importância da família, ao lembrar o nome dos pais de Dom Jaime Spengler e exaltou as qualidades do arcebispo: "Sem entrar em detalhes sobre o magnífico currículo de Dom Jaime, não podemos deixar de destacar os incríveis valores que este homem iluminado tem propagado. Uma figura humana sensacional, de uma humildade e nobreza rara, que somente aceitou a homenagem desde que esta se estendesse para toda a Arquidiocese. Dom Jaime caracteriza-se pelos conhecimentos e sobretudo pelo grande amor que tem difundido entre os seres humanos. Parabenizo mais uma vez o arcebispo mais novo do Brasil e o mais novo cidadão de Porto Alegre". 

Já o prefeito José Fortunati (PDT) lembrou o papel de Dom Jaime Spengler para a construção de um mundo melhor: "Vivemos uma grande crise financeira, mas certamente mais impactante do que isso é a crise de valores que nossa sociedade atravessa. A mais do que justa homenagem para Dom Jaime é muito representativa e contribui para uma sociedade mais tolerante e fraterna. Representa uma homenagem para valores humanos e sociais indispensáveis para a paz no mundo. Estou muito feliz de estar aqui hoje nesta noite abençoada. Muito obrigado pelo seu trabalho e seu esforço para melhorar a vida das pessoas e fazer um mundo melhor"..

Dom Jaime agradeceu a homenagem e destacou o papel da Câmara na sociedade: "Esta é a casa das mulheres e dos homens. Esta casa tem a missão de fiscalizar e legislar, entre outras atribuições. Não podemos permitir que a atividade política caia em descrédito, já que a política é uma das formas mais avançadas de caridade e de buscar o bem comum, combatendo toda e qualquer forma de injustiça"..

Segundo Dom Jaime, "a política deve ser orientada por pessoas comprometidas com o bem, com a ética e a verdade. A ética é a ciência que se preocupa com a conduta e a felicidade humana. Todos os seres humanos são políticos nas suas atividades diárias. É o exercício do ser humano buscar o valor mais elevado: a humanidade, que constitui o humano e o ser humano", filosofou Dom Jaime.

Presente à homenagem, o vereador Elizandro Sabino (PTB) cumprimentou Nedel pela iniciativa: "Quero parabenizá-lo pela brilhante escolha do nome. Parabéns por este momento e continue sendo exemplo para esta Casa".

O homenageado 

Dom Jaime Spengler nasceu no dia 6 de setembro de 1960, na cidade de Gaspar (SC). Filho de Genésio Bernardo e Léa Maria Spengler. Aos 14 anos começou a trabalhar na empresa Linhas Círculo, onde ficou por cinco anos. Mais tarde, decidiu ingressar na vida religiosa franciscana. Após dois anos de estudos no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC).

Em 8 de dezembro de 1985, fez seus votos solenes na Ordem dos Frades Menores. Nos anos de 1983 a 1985 cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo(PR). Posteriormente iniciou o curso de Teologia, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis(RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel, em 1990. Recebeu a Ordenação Diaconal no dia 29 de junho de 1989, na cidade de Nazaré, em Israel. Regressando ao Brasil, foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1990, em Gaspar.

Em Roma, fez o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, nos anos 1995 a 2000. De 2000 a 2003 foi Vice-Reitor e Professor no Instituto Filosófico São Boaventura, na cidade de Campo Largo(PR). Foi assistente eclesiástico da Federação Brasileira das Irmãs Concepcionistas, nos anos de 2001 e 2002. De 2004 a 2006 foi Guardião da fraternidade franciscana Bom Jesus dos Perdões e Vigário Paroquial da Paróquia do mesmo nome, em Curitiba. De 2007 a 2010, exerceu o serviço de Guardião da fraternidade Bom Jesus da Aldeia, e vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, em Campo Largo(PR).

Em 2010, foi novamente Guardião da fraternidade franciscana Bom Jesus dos Perdões e Pároco da Paróquia do mesmo nome, em Curitiba, além de continuar como Vice-Presidente da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus de Campo Largo e atuar como professor no Curso de Filosofia do Centro Universitário Franciscano do Paraná. Aos 10 de novembro de 2010, Dom Jaime foi nomeado Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, pelo Papa Bento XVI. 

Nomeado Vigário episcopal do Vicariato de Gravataí(RS), foi apresentado ao mesmo durante celebração eucarística na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Anjos (Gravataí), no dia 13 de março de 2011. Durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro em Aparecida, em maio de 2013, foi escolhido pelos bispos do Rio Grande do Sul para ser o Bispo Referencial da Pastoral da Educação e Cultura, no Regional Sul-3 da CNBB.

Em 25 de junho de 2011 foi escolhido para integrar a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, sendo o Bispo Referencial para a Vida Consagrada no Brasil. No dia 15 de agosto de 2012, foi nomeado pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings como Procurador e Ecônomo da Arquidiocese de Porto Alegre.

Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)