Campanha

Domingo é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

Ela é uma das doenças hereditárias com maior incidência no Brasil, principalmente na população negra.

Teste do pezinho pode ajudar no diagnóstico da doença
Teste do pezinho pode ajudar no diagnóstico da doença

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme é comemorado neste domingo (19/6). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2008 com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença e melhorar o atendimento aos pacientes.

A Falciforme causa uma alteração nas células vermelhas do sangue (hemácias) modificando o formato natural de disco para o de foice e dificultando a passagem pelos vasos sanguíneos evitando que o oxigênio chegue a todos os tecidos do corpo. Ela é uma das doenças hereditárias com maior incidência no Brasil, principalmente na população negra, e pode ser diagnosticada no “teste do pezinho” nos primeiros dias de vida do bebê ou com exame de sangue e a eletroforese de hemoglobina, quando o paciente for mais velho.

Segundo dados da triagem neonatal, em 2014 nasceram 1.166 crianças com os sintomas e 66.069 com o gene que pode desencadear a doença. No mesmo ano, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto de lei, de autoria do vereador Guilherme Socias Villela (PP), para criar um cadastro de pessoas com anemia Falciforme no município, que é o nível mais grave da doença de Falciforme.

Dores articulares, fadiga intensa, palidez e icterícia, atraso no crescimento, feridas nas pernas, tendência a infecções, dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos,cálculos biliares, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais são os principais sintomas da doença. Eles se desencadeiam de maneiras e com níveis de intensidade diferentes em cada pessoa.

A enfermidade não possui cura, e os pacientes precisam de assistência e acompanhamento médico para manter uma vida saudável e evitar complicações. Atualmente está em tramitação na Câmara um projeto, do vereador Alberto Terres (PT), que incentiva a formação de profissionais para trabalharem com a Falciforme. A proposta, segundo o vereador, não geraria custos para a Capital, pois seria financiado com o orçamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destinado a capacitação, educação permanente e aperfeiçoamento dos profissionais municipais da saúde.

Texto: Cleunice Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)