Dr. Goulart

Dr. Goulart defende atendimento aos portadores da Síndrome de Hoarding

O vereador Dr. Goulart estimulou o debate sobre a patologia conhecida como "acumuladores de coisas e de animais", que envolve milhares de pessoas, em Porto Alegre.

Dr. Goulart defende atendimento e vagas às vítimas da Síndrome  de Hoarding
Dr. Goulart defende atendimento e vagas às vítimas da Síndrome de Hoarding

O vereador Dr. Humberto Goulart (PTB), vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da  Câmara Municipal de Porto Alegre, em Audiência Pública realizada para tratar das questões que envolvem a Síndrome de Hoarding, patologia conhecida como "acumuladores de coisas e de animais", formalizou o encaminhamento do Pedido de Informações ao Executivo, a repeito do tratamento e número de vagas disponíveis, às vítimas dessa Síndrome, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Goulart manifestou a sua preocupação com a relevante informação  de que  há  uma epidemia da Síndrome de Hoarding, em Porto Alegre. Das vítimas em tratamento,  80% dos casos são as mulheres. Nesta Audiência Pública,  especialistas na área, representantes do CGPPS da Secretaria Municipal da Saúde, do Sindicato Médico do Rio Grande  do Sul ( Simers), do Coreme e do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSO)  afirmaram, ainda,  que existem casos de pessoas que acolhem mais de 90 cachorros e, ou dezenas de gatos, em  suas residências. Na oportunidade, também foram apresentados números impressionantes, envolvendo o adoecimento físico e psíquico, com exemplo de ocorrências em que os portadores dessa Síndrome, chegam em situação de indigência.

Dr. Goulart destacou a importância de ações conjuntas de alerta à população sobre a gravidade desse problema, ao lembrar que a questão envolve diferentes áreas da saúde pública, defesa dos animais e convívio social. O vereador reafirmou a sua intenção de pedir providências à Secretaria Municipal da Saúde e o apoio das instituições representativas afins, para dar encaminhamentos cabíveis ao problema e seus desdobramentos.