Presidência

Dr. Goulart participa de homenagem a Jango na AL

Landa recebeu homenagem em nomeda família de João Goulart Foto: Elson Sempé Pedroso
Landa recebeu homenagem em nomeda família de João Goulart Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Goulart (PDT), participou nesta quarta-feira (6/12) do Grande Expediente da Assembléia Legislativa em homenagem ao ex-presidente da República João Goulart, o Jango, falecido há exatos 30 anos. A proposta foi do deputado Vieira da Cunha (PDT) e teve na condução dos trabalhos o deputado Fernando Záchia, presidente do Legislativo estadual.

Vieira da Cunha destacou que Jango era “um homem simples e de bom caráter, que afirmou o nome na história como o líder de uma nação.” Vieira também dedicou a sessão em homenagem ao vereador Isaac Ainhorn, falecido no mês passado. “Isaac sempre liderou as homenagens a João Goulart, inclusive fez o projeto que deu o nome do ex-presidente a uma rua da Capital”, completou.

Para Dr. Goulart, Jango é responsável direto por processos ocorridos na reforma brasileira. “No meu caso, como profissional da saúde, ele encaminhou, através da 3ª Conferência Nacional da Saúde, o que viria a ser o atual Sistema Único de Saúde (SUS)”, relatou. O presidente da Câmara também informou que por intermédio do então ministro da Saúde, Vilson Fadul, “foram projetados dois fatos importantes, como a descentralização da saúde (municipalização) e o controle social, com a criação dos conselhos municipais da saúde”.

Ao final da homenagem, Vieira da Cunha e outros parlamentares entregaram uma placa à irmã do ex-presidente Jango, Landa Goulart, em distinção aos demais familiares presentes. Também participaram do Grande Expediente os vereadores Mário Fraga e Márcio Bins Ely, ambos do PDT.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)