Dr. Goulart

Dr. Goulart participa de reunião para conciliação entre CEEE e Alto da Colina

A partir desse encontro, as partes buscarão apoio do Demhab, para buscar adequações ao problema de moradia dessa comunidade.

  • (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O vereador Dr. Goulart (PTB), presidente da  Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cuthab), atendeu a solicitação dos vereadores e da comunidade Alto da Colina, para agendamento de reunião, na busca de conciliação para adequar moradias. 

Há mais de 30 anos, cerca de 100 famílias se instalaram no local, considerado Área de Preservação Permanente (APP) e próximo a uma rede de alta tensão, de 230 mil volts, que pertence à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no Morro Santana, zona Leste da  Cidade. Alegando que a comunidade corre riscos, a CEEE pediu judicialmente a desocupação do local, e algumas famílias já foram retiradas. Para discutir o impasse, representantes da comunidade e vereadores se reuniram nesta semana,  com o diretor-presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado. Na reunião, houve o consenso sobre a necessidade da participação do Executivo Municipal, através do  Departamento Municipal de Habitação (Demhab), nos trâmites para adequação de moradia às famílias envolvidas no caso.

Moradores defendem diálogo e negociação, tendo em vista que no final de maio, duas famílias foram retiradas de suas casas, sem aviso prévio, causando revolta e retirada traumatizante desta família, das suas residências, conforme explicou um dos líderes da  comunidade.  De acordo com as informações da  assessoria de imprensa  da CEEE, não há previsão de novo despejo;  a empresa afirmou que pretende observar os limites mínimos regulatórios para a distância exigida das linhas de transmissão, uma vez que a CEEE tem interesse em resolver a questão mantendo a segurança da população do entorno.

Conforme Dr. Goulart, a Cuthab também encaminhará a reunião com o Demhab, com vista a buscar soluções á essa  comunidade, e " de imediato, prover atenção às moradias que estão localizadas em área de risco", observa o vereador, ao lembrar que todos devem estar atentos à preservação da vida e saúde dos cidadãos.