Plenário

Eduardo Neubarth Trindade pode ganhar título de Cidadão Emérito

Vereador Dr. Goulart na tribuna.
Vereador Dr. Goulart (PTB), autor do projeto de lei (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal, o projeto de lei do Legislativo nº 034/18, de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB), que concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao médico Eduardo Neubarth Trindade. Esse título é destinado a agraciar pessoas que se tenham distinguido em qualquer ramo do saber humano ou que, por sua ação, tenham se tornado merecedoras de reconhecimento da cidade.

Nascido em Porto Alegre no dia 1º de outubro de 1982, Eduardo Neubarth Trindade é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 2007. Fez residência médica em cirurgia geral na Santa Casa de Porto Alegre e em cirurgia do aparelho digestivo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com especialização em cirurgia minimamente invasiva, também no Hospital de Clínicas. 

É doutor em cirurgia pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da Ufrgs com a tese intitulada Avaliação de preditores de perda de peso e sucesso da gastroplastia com derivação intestinal para o tratamento da obesidade mórbida em um hospital universitário pelo Sistema Único de Saúde. Possui mais de 30 artigos publicados em revistas nacionais, tais como Revista da Associação Médica Brasileira, Revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, assim como internacionais, sendo um deles realizado em conjunto com instituições da Europa e dos Estados Unidos.

Trindade também foi homenageado pela turma de médicos da Associação de Doutorandos de 2010 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul e membro do Conselho Gestor do Hospital Fêmina, do Grupo Hospitalar Conceição. 

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)