Plenário

Educação e políticas afirmativas são discutidas na Tribuna Popular

União de Negros pela igualdade (Unegro) - Educação e políticas afirmativas. Na foto: Professora Lúcia Rincon
Lúcia Rincon defendeu escola com liberdade (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Defendendo “o respeito à escola como um espaço de construção de uma identidade onde diferentes formas de ver o mundo são trabalhadas”, a professora Lúcia Rincon, representante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), discursou sobre Educação e Políticas Públicas na Tribuna Popular da sessão desta segunda-feira (4/7) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A professora criticou “as leis que querem nos impor valores de uma única visão de mundo porque nós entendemos que o Estado é laico e isso nos permite formar as nossas identidades conforme os valores que nós temos”. De acordo com a oradora, a democracia é importante porque consente “a liberdade de expressão que permite romper fronteiras e possibilita surgir o novo”.

Falando sobre os direitos conquistados pela educação no Brasil, Lúcia falou sobre o Plano Nacional de Educação de 2014/2024, cujas diretrizes estão presentes no Artigo 214 da Constituição Federal de 1988, que contempla as necessidades da sociedade. “O PNE é resultado de conferências onde milhares de pessoas se reuniram no país todo reconhecendo que, para ser conhecida, a diversidade precisa ser contemplada na escola”.

Por fim, a professora defendeu o direito ao Estado laico e as determinações da Conferência Nacional de Educação, que defende a diversidade em todos os âmbitos da Educação. “Na escola dissemos que é preciso encarar toda a sociedade na sua diversidade de raça, gênero, orientação sexual e classe social”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)