Plenário

Educandário São João Batista pede ajuda na Câmara

A instituição filantrópica atende crianças e jovens com necessidades físicas múltiplas em Porto Alegre

  • Período de Comunicações Temático sobre o trabalho com as pessoas com deficiência no Educandário São João Batista. Na foto:  a presidente do Educandário, Eveline Streck
    Eveline Streck convidou a todos para um galeto beneficente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Período de Comunicações Temático sobre o trabalho com as pessoas com deficiência no Educandário São João Batista.
    Os vereadores saudaram a visita da direção do Educandário (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na sessão ordinária desta quinta-feira (21/9), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o período de Comunicações Temáticas tratou sobre o trabalho realizado pelo Educandário São João Batista - Escola Especial e Centro de Reabilitação, situado no Bairro Ipanema, que atende crianças e adolescentes com necessidades físicas múltiplas oriundas de famílias de baixa renda. A convite da vereadora Comandante Nádia (PMDB), compareceram ao Plenário Otávio Rocha a presidente da entidade, Eveline Streck, e a vice-presidente, Elisabete Rodrigues. 

Eveline afirmou que o Educandário, como instituição filantrópica, é mantido basicamente por meio de convênios, parcerias público-privadas, trabalhos voluntários e campanhas promocionais. "Pedimos apoio da população, para que nos ajude com doações", salientou. Uma sugestão dada pela presidente da entidade foi a doação por meio do Imposto de Renda. Para Eveline, a questão do Marco Regulatório da Assistência Social é outro fator que preocupa as instituições sociais do Brasil, pois deverão concorrer com projetos de outros Estados, o que, a seu ver, poderá acarretar perda de convênios com o governo federal. Em suas considerações finais, Eveline aproveitou para convidar a todos para participar do galeto que será realizado em 1º de outubro, em um CTG próximo à entidade, com renda destinada à continuidade dos trabalhos do Educandário. 

Ao agradecer o convite da Câmara, Eveline lembrou que o Educandário foi criado em 1939 para cuidar de crianças e jovens portadores de poliomielite. Atualmente, a instituição atende crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas múltiplas. Eles recebem vários tipos de tratamento, como fisioterapia solo, aquática e respiratória, e atendimento clínico. Permanecem na instituição até os 21 anos, idade em que a entidade acredita já ter contribuído para uma certa independência das pessoas atendidas. No local, ainda há diversas atividades que ajudam na formação social. Um desses serviços é a skaterapia, uma prática, que, conforme Eveline, faz o paciente com deficiência se sentir igual às outras crianças. 

A presidente da instituição ainda destacou que o Educandário oferece escola de Ensino Fundamental completo. Além do trabalho de recreação e socialização, o espaço tem atividades de comunicação alternativa para as crianças e os jovens que não falam e não ouvem. Segundo Eveline, a técnica é adaptada de um programa norte-americano, que, por meio de fichas, faz com que eles aprendam sobre seu corpo e suas necessidades, de forma que consigam exercer a comunicação com o piscar de olhos, caso não consigam apontar para os objetos. "Nós achamos que a comunicação alternativa deveria ser usada também nos hospitais", sugeriu. Oficinas de arte, de música, de teatro e de informática também fazem parte das atividades do Educandário.

Diversos vereadores subiram à tribuna para saudar o Educandário São João Batista:

CARINHO - Comandante Nádia (PMDB) prestou seu apoio à instituição. "É um trabalho de doação, humano, de respeito e de carinho para com essas crianças que possuem deficiência", disse. Para a vereadora, quando o Estado se faz ausente, são essas pessoas que fazem diferença. Nádia ainda criticou a corrupção que afeta o país, pois, segundo ela, o dinheiro que é desviado poderia beneficiar organizações como o Educandário. "Tenho certeza de que os vereadores vão querer conhecer e ser parceiros dessas crianças. Me orgulha ver mulheres fortes e firmes trabalhando nesta causa", declarou. (MF)

MARCO - Adeli Sell (PT) saudou a presença da diretoria do Educandário São João Batista para relatar as dificuldades da instituição e pedir apoio à manutenção do trabalho social que realizam. O parlamentar se colocou à disposição para orientar a entidade sobre as adequações necessárias ao Marco Regulatório, a partir da Lei 13.019, salientando que os cidadãos podem indicar seu apoio à instituições,  por meio do Imposto de Renda e ações voluntárias. Adeli reiterou a disposição dos vereadores do PT de ajudar sistematicamente, defendendo a manutenção dos atuais convênios e a disponibilidade de transporte coletivo aos cidadãos com necessidades especiais e seus familiares. (AS)

EMPENHO - José Freitas (PRB) exaltou a importância do trabalho realizado pelo Educandário São João Batista. Ele contou que um familiar, portador de necessidades especiais, conseguiu desenvolvimento pessoal e convívio social por meio do empenho e do trabalho que realizam instituições e profissionais, a exemplo do Educandário São João Batista. Freitas ainda destacou a necessidade de trabalhar pela manutenção de instituições e desejou vida longa ao Educandário, observando que ele e o vereador Alvoni Medina (PRB) estão à disposição para colaborar. (AS)

FUNCRIANÇA - Aldacir Oliboni (PT) citou os tratamentos, o suporte técnico e projetos desenvolvidos pelo Educandário São João Batista, para evidenciar a necessidade de aporte financeiro para a manutenção do complexo trabalho da instituição, que "envolve cerca de 180 crianças, jovens e suas famílias". Oliboni ressaltou que o poder público não tem condições de atender à demanda e oferecer os benefícios sociais que as instituições como o Educandário oferecem à sociedade. O vereador observou que as doações à entidade podem ocorrer através do Funcriança, lembrando que todos os cidadãos podem colaborar. O parlamentar se solidarizou à mobilização da diretoria do Educandário São João Batista, destacando que a Associação dos Deficientes Visuais também se manifestou para reivindicar o pagamento aos professores especialistas para atender demandas específicas. (AS)

APOIO - Dr. Thiago Duarte (DEM) enalteceu o trabalho do Educandário e elogiou a sensibilidade da Secretaria Municipal da Saúde para manutenção do transporte das crianças e dos jovens até o local. O vereador salientou que o convívio e os estímulos oferecidos aos jovens e crianças com necessidades especiais pelo Educandário possibilitam a independência, o regramento de hábitos e rotinas, o atendimento especializado à saúde e "muitos benefícios que, em muitas situações, as famílias não conseguem absorver". Thiago reiterou a importância de apoiar a instituição, as ações de voluntariado e a manutenção de programas que possibilitem a sobrevivência da instituição e a ampliação dos benefícios aos jovens e crianças atendidos no local. O parlamentar ainda elogiou a dedicação dos profissionais e da diretoria, manifestando a sua disposição para ajudar. (AS)

ADVERSIDADE - Sofia Cavedon (PT) elogiou o material gráfico distribuído pelo Educandário no plenário. “O material é didático e divulga muito bem o trabalho da entidade”, disse, destacando que os  custos com saúde de uma criança especial são grandes em uma família. “Muitas escolas dedicadas a esse público são anteriores a qualquer política pública e os recursos do repasse do Executivo ainda estão muito aquém do que é necessário, pois os custos são muito altos, as crianças têm evolução lenta e, quando atingem a maioridade, não há espaço de convivência, falta apoio da Fasc e elas sobrevivem dentro de uma adversidade muito grande”, finalizou. (LV)

AGRADECIMENTO - O vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB) destacou que, hoje em dia, as pessoas fazem as coisas esperando algo em troca. ‘Precisamos entender que todos nós somos passageiros. Por isso agradeço pelo trabalho prestado pela entidade”, concluiu. (LV)

PÓLIO - Doutor Goulart (PTB) disse que hoje são poucos os casos de poliomielite no mundo. “Acreditava-se que estivesse erradicada, graças às gotas do doutor Sabin, mas ainda existem incidências pontuais por conta de locais onde não vacinam as crianças. Por isso, é importante vacinar”, afirmou, conclamando os vereadores a contribuírem com o Educandário. (FC)

AJUDA - Tarciso Flecha Negra (PSD) declarou que frequentou muito o Educandário. “Ali nasceu o programa Gol da Vida, com partidas no Beira-Rio e no Olímpico. Todos os jogadores que conheceram o projeto participaram dos jogos para arrecadar fundos para a entidade”, lembrou. Tarciso também solicitou que a ajuda para a instituição seja difundida na sociedade. “No Educandário, aprendi que tinha uma coisa para fazer”, finalizou o vereador. (FC)

Textos: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
            Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
            Fernando Cibelli (reg. prof. 6881)
            Lisie Venegas (reg. prof 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)