Sessão solene

Empresário Darci Mathias é Cidadão de Porto Alegre

Darci Mathias, na tribuna da Câmara Foto: Felipe Dalla Valle
Darci Mathias, na tribuna da Câmara Foto: Felipe Dalla Valle

Na noite desta terça-feira (21/08), o empresário gaúcho Darci Mathias tornou-se o mais novo Cidadão de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Mauro Pinheiro (PT), a solenidade foi realizada pela Câmara Municipal, no Plenário Otávio Rocha, com a presença de amigos e familiares do homenageado. A sessão foi presidida pelo vereador Elói Guimarães (PTB). Ao justificar a honraria, o vereador Mauro Pinheiro (PT) reiterou a trajetória empreendedora e sua contribuição à comunidade da Capital. "A cidade reconhece seu trabalho e admira o grande homem que é, esta homenagem é unanimidade entre todos nós", afirmou ao relatar um pouco da história do homenageado.

Trajetória

Segundo Pinheiro, Mathias, que é natural de Nova Petrópolis, desde pequeno assumiu responsabilidades ao perder o pai com pouca idade. "Começou a trabalhar cedo, iniciando sua atividade profissional na área comercial com a venda de frutas", lembrou. Conforme o vereador, em 1974, Mathias decidiu residir e morar em Porto Alegre, dando início ao ramo que nortearia toda sua carreira profissional, a área funerária. "Traçou seus objetivos de vida com destreza e alicerçou sua atuação com disciplina e rigor nas metas traçadas."

Conquistou e ampliou o que são hoje as Empresas Mathias, proporcionando várias oportunidades de trabalho e emprego aos moradores da cidade, registrou Mauro Pinheiro. As Empresas Mathias possuem hoje o certificado ISO 9001-2008, inédito em serviços funerários. "Mathias e sua família são exemplos de profissionalismo, dignidade, respeito e solidariedade em um trabalho que é realizado na hora mais difícil, que é quando alguém perde uma pessoa querida. Deixo aqui toda a minha admiração por ele", frisou Pinheiro.

Agradecimento

Ao agradecer a homenagem, Mathias saudou sua família, lembrando que ela sempre esteve ao seu lado, dando suporte nas horas mais difíceis e nos momentos de grande dificuldade. "Mesmo tendo sido muitas vezes humilhado nas dificuldades, eu me considero uma pessoa feliz e realizada. Adoro trabalhar com meus funcionários e estar perto de pessoas do bem que ajudam umas às outras", afirmou.

Segundo ele, o maior objetivo de sua vida foi ter conseguido criar seus filhos sem que eles passassem fome ou dificuldades como ele havia enfrentado na infância. "Meu dever como profissional, pai e avô está cumprido porque sempre confiei em Deus. Ele protegeu minha família, e eu sou muito grato a isso", finalizou emocionado.

Texto: Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)