Sessão Solene

Empresário e umbandista Everton Andrade recebe diploma da Câmara

  • Sessão Solene concede honra ao mérito ao senhor Erverton Andrade.
    O vereador Paulo Brum propôs distinção a Pai Everton (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Sessão Solene concede honra ao mérito ao senhor Erverton Andrade. Na foto: Senhor homenageado, Everton Andrade.
    “Fazer política é trabalhar pelo bem estar das pessoas", defende o umbandista. (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta terça-feira (9/8), o Diploma Honra ao Mérito ao empresário e umbandista Everton Andrade. A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Brum (PTB) e ocorreu no Plenário Ana Terra.    

Em seu discurso, Paulo Brum destacou que estava vivendo um momento especial. “Estamos aqui para falar de fé e amor. Para minha emoção, hoje homenageamos esse grande amigo, que, apesar do pouco tempo de convivência, já tem um espaço reservado em meu coração”, afirmou. O vereador ressaltou que a vida é feita de encontros. “Tivemos a sorte de ser apresentados através uma grande amiga de minha esposa. Pai Everton, com sua simplicidade, carinho e sua maneira de atender a cada um que chega ao seu Templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar Afro Mãe Iemanjá Bomiabacê Exu Rei das 7 Encruzilhadas, recebe a todos de braços abertos”, disse Brum, afirmando também que as pessoas que buscam o local querem preencher o que falta na sua vida. “Eu e minha família buscamos isso. De público quero agradecer a atenção com a qual fomos acolhidos”, finalizou.  

Pai Everton citou o ex-senador Pedro Simon: “Fazer política, é trabalhar pelo bem estar das pessoas.  Ouvi essa frase do Simon e ela me marcou, quis trazê-la para o meu trabalho”. O umbandista afirmou que, em sua casa religiosa, não faz política, mas pratica a religião. “Contudo, temos a compreensão de que política e religião se misturam e caminham unidas dentro do mesmo propósito”, comentou. O homenageado agradeceu a todos os orixás pelo momento que estava vivendo e lembrou que a discriminação sempre acompanhou aqueles que dedicam seu trabalho aos terreiros. “Houve um tempo em que a polícia entrava porta adentro para dizer 'Parem com esses tambores', mas nossos templos e a religiosidade afro resistiram", concluiu.  

Trajetória     

Everton Andrade, natural de Porto Alegre, nasceu em 1952 e é empresário, atuante na empresa Novarem, fabricante de móveis sob medida. Em 1975, foi iniciado na fé afro-umbandista e, em 1982, após todos os preceitos e fundamentos concluídos, fundou o centro de umbanda Fé e Caridade, atualmente denominado Templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar Afro Mãe Iemanjá Bomiabacê Exu Rei das 7 Encruzilhadas, localizado no bairro Ipanema. Lá, Pai Everton têm o objetivo de incentivar campanhas públicas de doações aos mais necessitados, além de promover o cuidado e a proteção ao meio ambiente.     

Texto: Lisie Venegas (reg.prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)